Assine com até 65% de desconto

10 perfis de studygram para você se inspirar

Febre do Insta pode ajudar nos vestibulares e no Enem

Por Luccas Diaz 18 nov 2020, 12h46

Você sabe o que é um studygram? A combinação entre as palavras “estudo (study)” e Instagram é utilizada para nomear a prática dos usuários que compartilham métodos de aprendizado e organização de estudos. Essa prática pode tanto ser apenas um post com a hashtag #studygram ou um perfil inteiro inteiro dedicado ao tema no Instagram.

O charme do studygram bebe da tendência do aesthetically pleasing (algo como “prazer estético”, em português), com as fotos sendo milimetricamente pensadas para ficarem as mais belas (e instagramáveis) possíveis.

Ao entrar na hashtag #studygram, é possível encontrar mais de 10 milhões de postagens que vão desde fotografias de cadernos, mesas de estudo e canetas, até pequenos vídeos com técnicas de lettering, decoração de páginas e caligrafia.

Pensando na febre do studygram e em todo o foco e dedicação necessários para se manter firme nos estudos, o GUIA separou uma lista com 10 perfis de studygram para você seguir no Instagram e se manter inspirado nos estudos.

Emma Studies (@emmastudiess)

Emma Studies/Reprodução

O perfil Emma Studies é um dos mais famoso do nicho studygram e ostenta mais de 350 mil seguidores. E o sucesso não é à toa! A criadora, Emma, é uma inglesa de 21 anos que estuda Comunicações na Austrália e alimenta, além do Instagram, um canal no YouTube e um blog. Em sua conta no Instagram, ela compartilha fotos inspiradoras de organização, seus cadernos, suas canetas, e ainda opções de download, como seus papéis de parede com calendário para celular.

Thaís/Studies.t (@studies.t)

Thaís/Reprodução

A Thaís tem 20 anos. Ela é estudante de Design de Produto e em seu Instagram @studies.t faz os estudantes apaixonados por resumos se derreterem diariamente. A jovem compartilha fotos com os resumos que faz das principais matérias do vestibular e ainda os disponibiliza em um drive. Além dos resumos, Thaís também produz calendários, apostilas de lettering e tabelas na faixa para imprimir.

Studyign/Sareena (@studyign_com)

Studyign/Reprodução

A jovem Sareena é a responsável pelo perfil Studyign. Estudante de Psicologia, ela é adepta da organização por meio do método bullet journal e compartilha com seus quase 100 mil seguidores seus planners, agendas e cadernos. A universitária posta fotos inspiradoras de sua mesa de estudo e também grava vídeos em seu canal no YouTube mostrando o que há em sua mochila, seu estojo, como se prepara para provas, entre outros conteúdos.

Continua após a publicidade

Louise Works (@louiseworks)

A conta Louise Works, feita pela brasileira Louise Britto, é um paraíso de cores pasteis para os amantes da organização e do lettering. A jovem, além de compartilhar fotos de suas agendas e anotações, ensina como fazer títulos, subtítulos e caligrafias estilizadas. No vídeo acima, ela mostra como fazer um título bem estiloso, mas de um jeito bem fácil.

Study Duo (@study.duoo)

Study Duoo/Reprodução

Study Duo é um perfil no Instagram criado por um dupla de amigas canadenses que posta diariamente fotos inspiradoras de cadernos, bullet journals e anotações. Um dos conceitos abordados no perfil é o do stationery, que seria a forma mais prática e organizada de deixar a mesa de estudo, de maneira que priorize o máximo a produtividade. As meninas postam frequentemente fotos dos seus stationery, como o exemplo acima.

Roberto Studygram (@robertostudies)

Roberto Studygram/Reprodução

Essa é especialmente para os que sonham em fazer medicina. O vestibulando Roberto, de Pernambuco, está estudando para o vestibular de medicina e enquanto faz isso posta todo dia em sua conta no Instagram os resumos que faz para estudar. O jovem também dá dicas de organização, de quais canetas usar, de como melhorar a caligrafia ou até mesmo de como fazer um resumo de forma mais eficiente.

Jill/Booknerd Reads (@booknerd_reads)

Booknerd Reads/Reprodução

Seguir essa conta no Instagram é uma tarefa irresistível para os entusiastas da organização, e também da literatura. O perfil Booknerd Reads, organizado pela americana Jill, é uma junção de fotos de bullet journals, planners e agendas, com dicas e reviews rápidas de livros. Para quem já curte, ou quer começar a ler livros em inglês, o perfil da jovem é uma boa pedida.

Isabella/Artsynightt (@artsynightt)

Isabella Artsynightt/Reprodução

A brasileira Isabella cursa Direito, tem 21 anos e é a responsável pelo perfil Artsynightt no Instagram. Suas fotos seguem toda uma paleta de cores mais frias e neutras, e geralmente focam no conceito do stationery, compartilhando sua mesa de estudo. Além disso, ela também dá dicas bem úteis para os estudantes, como extensões para o navegador, aplicativos para o celular e maneiras de decorar o seu caderno.

Montserrat (@studyscie_)

Montse/Studyscie/Reprodução

Esse é para dar aquela treinada básica no espanhol! A jovem Montse estuda Bioengenharia na Universidad de Concepción, no Chile, e em seu Instagram posta fotos que mostram seus cadernos, sua rotina como estudante, e seus métodos de organização.

Anne/Annestudyblr (@annestudyblr)

Anne/Annestudyblr/Reprodução

A Anne tem 15 anos, é do Brasil, está no Ensino Médio e tem mais de 100 mil seguidores em seu studygram. O @annestudyblr, como a próprio bio já deixa claro, posta conteúdos de estudo, produtividade e dicas de organização. Por lá, a jovem compartilha seus resumos de matérias da escola, suas anotações mais estilosas e seus métodos de concentração.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP.

Continua após a publicidade
Publicidade