Clique e assine GE Play por R$16,90

11 filmes para quem é apaixonado por Psicologia

Os enredos exploram a complexidade, os conflitos e as capacidades da mente humana

Por Julia Di Spagna - Atualizado em 9 abr 2020, 21h00 - Publicado em 9 abr 2020, 18h57

Você se interessa pela área de Psicologia? O estudo dos fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por meio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores é algo que chama sua atenção? Então que tal mergulhar de vez nesse universo?

Confira 11 filmes que exploram o que há de mais interessante, complexo, perigoso, conflituoso e impressionante da mente humana. 

Melhor é Impossível

O filme mostra o dia a dia de Melvin (Jack Nicholson), um escritor com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Rude e sem amigos, ele enfrenta uma série de dificuldades com pequenas tarefas da rotina.

Quando o vizinho (Greg Kinnear) é hospitalizado, ele fica encarregado de cuidar de seu cachorro ao mesmo tempo em que tenta construir uma amizade com uma garçonete (Helen Hunt). Isso tudo afeta a maneira como ele lida com seu cotidiano e se torna um grande desafio.

Disponível aqui.

Gênio Indomável

Com uma genialidade aguçada e a capacidade de resolver problemas matemáticos complexos com extrema facilidade, o jovem Will (Matt Damon) não consegue lidar muito bem com suas emoções. Trabalhando como zelador em uma universidade respeitada, ele conhece um psicólogo (Robin Williams) que tenta ajudá-lo a exercitar sua inteligência emocional para que consiga se desenvolver ainda mais.

Disponível aqui.

Clube da Luta

Divulgação/Divulgação

Jack (Edward Norton) é um executivo que se sente frustrado com sua vida e acaba enfrentando longas noites de insônia. Nesse contexto, ele encontra um homem (Brad Pitt) com uma personalidade oposta da sua e passa a frequentar o Clube da Luta. Qual a primeira regra do Clube da Luta? Você não fala sobre o Clube da Luta. O filme é repleto de conflitos psicológicos e irá te surpreender no final.

Amnésia

O filme conta a história de um homem (Guy Pearce) que, depois de um evento traumático, tornou-se incapaz de formar novas memórias. Ele sabe que sua esposa (Jorja Fox) foi assassinada e decide criar uma estratégia para recuperar os acontecimentos e encontrar o assassino.

Uma Mente Brilhante

John Nash (Russell Crowe) é um gênio da Matemática, que recebe uma missão do governo envolvendo criptografia. Com o tempo, ele começa a dar sinais de esquizofrenia, confundindo imaginação e realidade. 

Disponível aqui.

Cisne Negro

Divulgação/Divulgação

Uma bailarina (Natalie Portman) conquista o papel principal na peça O Lago dos Cisnes. Com isso, ela precisa interpretar os cisnes branco e o negro, o que começa a despertar nela uma certa dualidade. A obra explora uma série de conflitos profissionais, pessoas e psicológicos da artista.

Continua após a publicidade

Disponível aqui.

O Lado Bom da Vida

Após sair de uma instituição psiquiátrica, Pat (Bradley Cooper) precisa se adaptar à nova vida e decide tentar reconquistar sua ex-mulher. Ele volta para a casa dos pais e conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher que também está enfrentando problemas e se compromete a ajudá-lo nessa missão.

Disponível aqui.

Seven – Os Sete Crimes Capitais 

Nesse clássico, dois detetives (Morgan Freeman e Brad Pritt) investigam um assassino em série, que relaciona seus crimes com os sete pecados capitais. A obra é interessante para quem gosta de filmes de investigação criminal e uma trama mais dinâmica. 

Disponível aqui.

Divertida Mente 

Netflix/Divulgação

No meio de tantos conflitos, também separamos uma animação que trata sobre as emoções humanas de uma forma leve, mas bem pensada. Alegria, Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva são as personagens que fazem parte da mente de uma garota e mostram a complexidade do nosso cérebro e a importância de sabermos lidar com diferentes sentimentos. 

Disponível aqui.

O Experimento de Milgram

Divulgação/Divulgação

Na década de 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um estudo que buscava analisar o comportamento das pessoas diante da ordem de uma autoridade. Será que as pessoas obedeceriam mesmo que isso fosse contra seus princípios e dos ideais do que ela considera corretos? A ideia surgiu a partir dos acontecimentos do Holocausto e mostra como os indivíduos reagiram ao serem orientados a darem choques em outras pessoas.

Disponível aqui.

Nise – O Coração da Loucura

O filme é baseado na história da psiquiatra Nise da Silveira, que ficou conhecida por ser contrária a métodos de tratamento comuns na sua época, como terapias agressivas de choque, confinamento e lobotomia. Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, ela (interpretada por Glória Pires) propõe uma nova forma de tratamento a quem sofre de esquizofrenia. Ela é afastada da área e assume o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde revoluciona a maneira de lidar com os pacientes.

Disponível aqui.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

Continua após a publicidade
Publicidade