logo-ge

11 séries para quem ama Psicologia

Elas são ideais para quem gosta de analisar a mente e o comportamento humanos

Quem decide seguir a carreira de Psicologia estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por meio da análise de emoções, ideias e valores. Esse profissional diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade, além de observar e analisar as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente, procurando ajudá-lo.

Você se interessa pela área ou gosta de estudar o funcionamento da mente humana? Separamos 11 séries que envolvem conflitos psicológicos, equipes resolvendo crimes a partir da análise do comportamento das pessoas e sessões de terapia para você mergulhar nesse universo. Confira: 

Mindhunter 

 (Netflix/Divulgação)

A série se passa na década de 1970 e conta a história de dois agentes do FBI que percebem um padrão em determinados crimes e decidem investigar o que pode estar acontecendo. Eles realizam uma série de entrevistas com os maiores assassinos seriais da época, já condenados, e analisam o funcionamento da mente e os comportamentos de cada um. 

Disponível na Netflix

Dexter

A série, de grande sucesso na década passada, conta a história de Dexter Morgan, que trabalha no Departamento de Polícia de Miami, como especialista forense em amostras de sangue. Nas horas vagas, ele também é um assassino de assassinos que não foram presos. 

Quando era mais jovem, seu pai percebeu seus traços de psicopatia e ensinou que ele só deveria ser violento com pessoas que tivessem cometido algum crime. Além disso, ele deveria ter provas de que o outro era culpado.

Disponível aqui

Atypical

 (Netflix/Divulgação)

A narrativa mostra como é o dia a dia de um adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Sam, e de seus amigos e familiares. A série não coloca o garoto como vítima do transtorno, mas apresenta os impactos disso na sua vida e as dificuldades sociais que enfrenta. Sam também conta com o apoio de uma terapeuta, que se faz muito presente na série e que o ajuda a lidar com seus problemas. 

Disponível aqui

In Treatment 

Esta série mostra a rotina de um psicanalista, Paul Weston, e suas sessões de terapia com diferentes pacientes. Durante as consultas, eles expõe traumas e conflitos que estão enfrentando. Acontece que Paul, preocupado com certas atitudes suas que poderiam afetar sua carreira, também passa a fazer terapia.

Disponível aqui

Lie to Me 

Nessa série de investigações, Cal Lightman é um especialista em comportamento humano capaz de detectar quando uma pessoa está mentindo por meio de seus gestos e expressões faciais. Cal, junto de sua equipe, formada por uma psicóloga, um pesquisador e uma mulher especializada em interpretar a linguagem corporal, é contratado por diversas instituições, o FBI, a polícia e empresas para descobrir o que outras pessoas podem estar escondendo.

 

Web Therapy

Nessa série de comédia, a terapeuta Fiona Wallice decide tratar seus pacientes de um jeito diferente: em videochamadas de até três minutos. A ideia é que, dessa forma, eles realmente foquem nas questões mais importantes sobre suas vidas. O problema é que a profissional acaba falando mais de seus próprios problemas e de si mesma.

 

Mental

Um jovem psiquiatra com métodos pouco ortodoxos, Jack Gallagher, assume a diretoria do setor de saúde mental de um hospital em Los Angeles. A maneira como ele lida com as regras estabelecidas e com seus pacientes acaba transformando a clínica e afeta diretamente as pessoas que convivem nesse ambiente.

 

Perception

Um professor e neurocientista é especialista na mente e no comportamento humano e, por isso, é chamado por uma antiga aluna para trabalhar no FBI como seu parceiro.

 

The Sinner

Na primeira temporada de The Sinner, uma mulher está na praia com sua família quando de repente perde o controle e comete um crime. Um investigador tenta descobrir quais foram os reais motivos que a levaram a agir dessa forma. Eles analisam a vida da personagem e exploram profundamente sua mente e seu passado.

Disponível aqui

Maniac

 (Netflix/Divulgação)

Owen, um jovem com esquizofrenia, e Annie, que já foi viciada em drogas e enfrenta problemas familiares, aceitam participar de uma experiência que permitiria que eles não sentissem mais tristeza a partir de medicações, que misturam fantasia e o que é real. Com isso, eles são inseridos em diversas realidades paralelas que sempre acabam revelando o que se passa em suas mentes. 

Disponível aqui

Mentes Criminosas

Mentes Criminosas é uma série de investigação criminal na qual a equipe da Unidade de Análise Comportamental ajuda o FBI a resolver casos. Cada membro ajuda com sua experiência e eles analisam as motivações e personalidades dos criminosos.

Disponível aqui