logo-ge

5 carreiras para quem gosta de estudar outros idiomas

A capacidade de se comunicar em outras línguas é fundamental em determinadas profissões

Além de conhecimentos gerais e específicos, grande parte dos vestibulares cobra uma prova de Inglês de seus candidatos. Um dos motivos para isso é que grande parte dos textos que você encontrará no Ensino Superior foram escritos na língua inglesa. Fora que o idioma é o mais importante do mundo há muito tempo. 

O domínio do inglês também é extremamente requisitado no mercado de trabalho, independentemente da área. Mas algumas profissões vão além e, quanto maior a quantidade de idiomas que você dominar, maior a chance de se destacar na área. 

Se você gosta de aprender línguas diferentes e queria aplicar isso ao longo da sua vida profissional, vale a pena conferir estas cinco carreiras que separamos. Nelas, será possível usar outros idiomas como um grande diferencial e fazer deles sua maior ferramenta de trabalho. Veja abaixo:

Relações Internacionais 

Se além de idiomas, você gosta de geopolítica, economia internacional e comunicação, o curso de Relações Internacionais pode ser uma ótima alternativa para você. Essa carreira permite que o profissional tenha contato com outros países, avaliando uma série de fatores em prol de negociações, por exemplo. 

Ideal para quem gosta de ler e se interessa por assuntos relacionados a geografia e formas de governo, o curso possibilita que os estudantes se aprofundem nas relações econômicas, sociais, políticas, comerciais e culturais entre nações ou empresas. O domínio de outros idiomas irá facilitar esses estudos e o dia a dia desse profissional ao ingressar no mercado de trabalho. Além disso, eles será essencial quando você precisar se comunicar com pessoas de outros países ou fazer viagens internacionais.

Comércio Exterior    

Quem decide construir a carreira na área de Comércio Exterior, conseguirá se destacar ao dominar habilidades linguísticas e culturais que facilitem a comunicação e a conexão com pessoas de outras nações. Em qualquer empresa que realize a comercialização de bens ou serviços para além das fronteiras nacionais, falar um outro idioma é essencial. 

Como toda a negociação será feita a partir da comunicação, ela é a chave do negócio, seja com clientes, fornecedores ou parceiros. Vale ressaltar que não apenas o domínio da língua é um diferencial, mas a compreensão no quesito cultural também faz toda a diferença.

Turismo    

É fundamental que esse profissional saiba uma série de informações relevantes sobre outras nações, e isso inclui dominar outros idiomas. Mas não basta apenas conhecer a língua, é necessário ter uma compreensão da cultura do outro.

Veja também

A pessoa que escolhe a área do Turismo terá um contato direto com pessoas do mundo inteiro e se comunicar de forma eficaz com cada uma irá tornar cada experiência única. Vale lembrar que o setor é dinâmico e é um dos principais motores da economia de vários países. 

Letras

O curso de Letras permite que o estudante tenha um maior conhecimento sobre o funcionamento da língua. Quem opta pela carreira tem uma série de possibilidades de atuação. Em várias delas falar outra língua pode fazer parte do seu dia a dia. 

Um exemplo é se tornar professor de idiomas, caso você decida seguir a Licenciatura. Mas outra possibilidade que explora muito a habilidade de se comunicar em outras línguas é a carreira de tradutor. 

Você poderá se especializar em um setor, como tradução médica, por exemplo, ou poderá trabalhar em empresas tendo contato com diversos assuntos. De qualquer forma, quanto mais idiomas dominar, maior sua área de atuação.

Jornalismo

Além de uma carga de leitura muito alta, quem decide fazer Jornalismo irá se destacar ao dominar outros idiomas. Dependendo da área de atuação, será essencial falar outras línguas para conseguir realizar entrevistas e se atualizar sobre o que acontece no mundo. Sem contar que essa habilidade também fará toda a diferença para quem sonha em ser correspondente internacional e transmitir as principais notícias de outros países.