Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

7 filmes que todo estudante de Administração deveria assistir

Com estas obras, você se diverte e se aproxima um pouco mais desse universo

Por Julia Di Spagna 30 abr 2020, 15h25

O administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele pode atuar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos, e sua função é definir estratégias e gerenciar o dia a dia da organização.

Separamos sete filmes que reúnem histórias inspiradoras e narrativas que mostram um pouco da realidade desse profissional, como a importância da liderança, do trabalho em equipe e da determinação. Confira abaixo:

Amor sem Escalas

Divulgação/Divulgação

Ryan Bingham (George Clooney) é um profissional que viaja para todas as cidades dos Estados Unidos demitindo pessoas de multinacionais. Um dia, seu chefe decide contratar Natalei Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de demissão por videoconferência, colocando o emprego de Ryan em risco, caso o sistema seja implementado. Além de mostrar os conflitos entre uma abordagem mais tradicional e outra inovadora, é interessante ver como cada personagem lida com a profissão e o quanto um aprende com o outro.  

Disponível aqui.

  • O Homem que Mudou o Jogo

    Por meio do esporte, o filme mostra uma série de lições sobre a vida profissional. O Homem que Mudou o Jogo conta a história de um time de beisebol que está perdendo importantes atletas por questões financeiras. O gerente do time, Billy Beane (Brad Pitt), com a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), recém-formado em Economia, muda completamente a estratégia que estava usando e dá uma reviravolta na situação da equipe.

    Disponível aqui.

    A Fuga das Galinhas

    Divulgação/Divulgação

    Sim, animações também podem ser úteis para entender conceitos fundamentais da área de Administração, que é o caso de Fuga das Galinhas.

    A obra apresenta duas galinhas, Rocky e Ginger, que, após descobrirem que seu futuro é virar comida, decidem fugir do galinheiro. Junto com os outros animais, arquitetam um plano de fuga, que inclui gestão, liderança, senso de coletividade e muito empreendedorismo. As galinhas também trabalham em equipe, usam a criatividade e são estrategistas.

    Disponível aqui.

    Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme

    Gordon Gekko (Michael Douglas) é um intelectual que, após cumprir pena por fraudes financeiras, fica impossibilitado de atuar no mercado financeiro, dedicando seu tempo a palestras e a escrever um livro. Mas, para se reaproximar da filha, ele decide ajudar o noivo da jovem, Jacob Moore (Shia LaBeouf), um operador do mercado de Wall Street, e passa a dar conselhos sobre como agir com um outro grande investidor.

    Continua após a publicidade

    O filme, de 2009, é continuação de um longa de 1987, também estrelado por Douglas (além de um jovem Charlie Sheen). Na dúvida, assista ao primeiro.

    Disponível aqui.

  • Jobs

    O filme conta a história do cofundador da Apple, Steve Jobs, e como suas características, mesmo as mais polêmicas e criticadas, foram essenciais para o crescimento da marca. É importante prestar atenção na forma como ele estabelece e cumpre suas metas, o empenho, a dedicação, a busca constante por inovação e a importância que o empreendedor dá às necessidades do consumidor.

    Disponível aqui.

    A Grande Virada

    O filme mostra como crises e mudanças na vida profissional podem afetar o lado financeiro e o status de funcionários, mas também como cada pessoa pode lidar de formas diferentes com essa situação. O personagem Bobby Walker, por exemplo, tinha uma vida financeira confortável e um bom emprego, mas devido a uma política de redução de equipe, foi demitido. Phil Woodward e Gene McClary, seus colegas de trabalho, passam pela mesma situação, e essa reviravolta faz com que eles mudem em diversos aspectos.

    Disponível aqui.

    Um Senhor Estagiário

    Divulgação/Divulgação

    Jules Ostin (Anne Hathaway) é a fundadora de um bem-sucedido site de venda de roupas. Ela leva uma vida bastante atarefada, devido às exigências do cargo. 

    Sua empresa inicia um projeto diferente de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa. Nesse cenário, ela passa a trabalhar com Ben Whittaker (Robert De Niro), de 70 anos, que vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. É interessante, e até engraçado, ver o choque de gerações. Com o tempo, ele conquista a equipe e se torna um grande amigo de Jules.

    A obra aborda questões como novas formas de negócio, relações entre os diferentes níveis hierárquicos de uma empresa, colaboração e amizade no ambiente de trabalho.

    Disponível aqui.

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

    Continua após a publicidade
    Publicidade