logo-ge

5 carreiras para quem gosta da área de Administração e Negócios

Se é essa área que te inspira, temos algumas dicas para você

Seja em um ambiente corporativo mais sério ou em um mais descontraído, existem momentos em que decisões precisam ser tomadas. A escolha pode ser entre a melhor estratégia para atingir determinado público ou o preço mais viável para um produto. De qualquer forma, a arte de negociar vai fazer toda a diferença.

Embora alguns não gostem desse processo, a área de Negócios atrai muitas pessoas. Se você é uma delas, temos uma lista que irá ajudá-lo a conhecer melhor esse universo. Confira cinco carreiras ideais para quem gosta de negociar:

Administração

O administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. É sua função definir estratégias e gerenciar o dia a dia da organização, traçando metas, criando políticas internas, realizando auditorias e analisando resultados.

Ele pode atuar em muitas áreas, como recursos humanos, compras, vendas e no departamento financeiro, por exemplo. Pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se com ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seja qual for a área de atuação, a habilidade de negociar aqui vai fazer toda a diferença.

Engenharia de Produção

O engenheiro de produção é essencial em empreendimentos de quase todos os setores. Cabe a ele gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa a fim de elevar sua produtividade e rentabilidade. 

Ele associa conhecimentos de Engenharia a técnicas de Administração e fundamentos de Economia, o que o torna capaz de propor procedimentos e métodos que racionalizam o trabalho, aperfeiçoam a produção e ordenam as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. 

Comércio Exterior

O profissional de Comércio Exterior atua na compra e a venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países. Ele acompanha os acontecimentos internacionais, tanto econômicos quanto políticos, e eventuais conflitos diplomáticos, para caracterizar mercados consumidores ou empresas fornecedoras. Também se mantém informado sobre as tendências de consumo em diferentes partes do globo.

Ele identifica as necessidades de seus clientes e fornecedores, descobre oportunidades de compra ou venda, elabora estratégias de negócio e marketing e define a logística, como frete e estocagem dos produtos importados ou exportados. Como o profissional lida com contratos e negociações internacionais, é imprescindível falar outros idiomas, principalmente inglês e espanhol. 

Marketing

O profissional de Marketing é, essencialmente, um administrador de negócios especializado em aumentar as vendas. Ele detecta e aproveita as oportunidades de mercado, atrai o consumidor e atende às necessidades do cliente. Também define e executa estratégias para conquistar a lealdade do público a uma determinada marca, bem como construir e manter a boa imagem do produto.

Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, sempre estimando o impacto do custo das ações de promoção e propaganda no preço final do produto. Pode trabalhar na área de marketing de grandes empresas, como consultor de negócios. 

Ciências Econômicas

O economista estuda a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços. Ele se dedica tanto a grandes questões, nacionais ou mundiais, quanto a problemas de pequenas empresas ou investidores individuais.

Conhecedor do cenário econômico, político e social, o economista elabora relatórios e pareceres analisando a situação atual e fazendo projeções. Ajuda a construir, a ampliar e a preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos. Desenvolve planos para a solução de problemas financeiros, econômicos e administrativos em empresas do comércio, de serviços, na indústria ou no setor financeiro.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.