logo-ge

7 livros que vão inspirar sua criatividade

Eles reúnem dicas teóricas e práticas para você explorar essa habilidade

Muito útil para sua carreira e para sua vida, a criatividade pode ser estimulada. Com algumas técnicas, atividades e dedicação é possível sair do lugar comum e se tornar uma pessoa mais criativa.

Selecionamos sete livros com dicas para você explorar essa habilidade no seu dia a dia. Veja abaixo:

Roube Como um Artista, de Austin Kleon

A obra busca mostrar que, para ser criativo, não é necessário criar algo do zero, pois, segundo o designer Austin Kleon, autor do livro, nada é totalmente original. Ou seja, para encarar um processo criativo é importante ter boas referências, inspirações e fontes. A ideia aqui não é copiar a ideia de outras pessoas, mas saber aproveitar certos aspectos para pensar em algo realmente autêntico.

Confiança Criativa, de Tom Kelley e David Kelley

Muitas pessoas acreditam que a criatividade é uma característica exclusiva de certos grupos, como pintores, escritores e designers, por exemplo. Mas essa habilidade pode ser fundamental também em diversas áreas. 

No livro Confiança Criativa, os irmãos Kelley mostram que todos podem ter boas ideias e que a criatividade nada mais é do que um comportamento proativo na busca por soluções. Eles apresentam estratégias específicas e ações efetivas, que podem gerar melhorias na sua carreira e no seu cotidiano.

Destrua Este Diário, de Keri Smith

A ilustradora e artista canadense Keri Smith criou essa obra que tira o leitor do lugar comum e pede uma interação lúdica e inusitada. Para estimular a criatividade e despertar uma reflexão sobre a forma como lidamos com os objetos, o livro apresenta instruções divertidas e inesperadas, como rasgar páginas, rabiscar e até mesmo levar o livro para o banheiro. Enquanto destrói o diário, o leitor passa por uma verdadeira experiência criativa.

Um TOC na Cuca, de Roger von Oech

Nesse livro, que é praticamente um manual de como instigar sua mente e despertar boas ideias, o autor apresenta grandes bloqueios mentais que impedem atitudes inovadoras. Com recursos do humor, ele mostra como sair da rotina e ter pensamentos criativos.

Grande Magia, de Elizabeth Gilbert

A partir de exemplos de sua vida e história de amigos e pessoas que a inspiraram, Elizabeth Gilbert, a mesma autora do best-seller Comer, Rezar e Amar, questiona o que é ter uma vida criativa. Gilbert quer mostrar que a criatividade não está relacionada à arte necessariamente, mas à curiosidade. 

Isto Não é um Livro, de Keri Smith

Neste projeto da mesma criadora de Destrua este Diário, a ideia é estimular sua criatividade de uma forma extremamente prática. A obra sugere uma série de tarefas que desafiam o leitor a criar e transformar.

A Arte da Criatividade, de Rod Judkins

Rod Judkins é especialista em técnicas criativas, além de dar aula na Universidade das Artes de Londres (UAL), no Reino Unido, e de prestar consultoria para empresas. Na obra, ele busca mostrar que pensar de maneira criativa tem um impacto positivo na sua vida profissional e pessoal. Além de dissertar sobre a mente de figuras famosas que proporcionaram reviravoltas em sua área, como Steve Jobs, Coco Chanel e Salvador Dalí, o autor revela técnicas para desenvolver o pensamento criativo e sair do senso comum.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.