logo-ge

8 documentários sobre as culturas indígenas

Saber mais sobre essa questão é mergulhar na história do nosso país

Já parou para pensar nas mudanças que ocorreram nas terras brasileiras desde a chegada dos primeiros colonizadores? Aqui, já habitavam diversos povos, com diferentes culturas e histórias, que em grande parte acabaram dizimados.

Séculos depois, as batalhas não cessaram e, mesmo de uma forma mais velada, ou não, os indígenas ainda lutam por seu espaço e reconhecimento no país. Pensando nisso, separamos 8 documentários que mostram a exploração, os conflitos e a cultura dos povos indígenas pelo Brasil.

Ex-Pajé 

 (Divulgação/Divulgação)

Exibido no 68ª edição do Festival de Berlim, o documentário desperta a reflexão sobre como ocorre o extermínio da cultura de um povo. Na obra, que trata das grandes desigualdades sociais no Brasil, os índios da tribo Pater Saruí, que viviam isolados na Amazônia, foram, aos poucos, perdendo sua identidade por conta da invasão de suas terras. 

Disponível aqui.

Piripkura

 (Divulgação/Divulgação)

Vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival do Rio e do prêmio de direitos humanos no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, a obra conta a história de dois indígenas do povo Piripkura, conhecido como o “povo borboleta”. A comunidade nômade, praticamente extinta, sobrevive cercada por fazendas e madeireiros, no meio da Floresta Amazônica. 

Disponível aqui.

500 Almas

Em uma mistura de ficção e documentário, 500 Almas foca na cultura dos indígenas do povo Guató, do Mato Grosso do Sul. Dizimados por bandeirantes paulistas no século 18 e pela gripe, tuberculose e varíola, eles foram considerados extintos por mais de 40 anos, até serem redescobertos em bairros pobres de Corumbá, no mesmo estado.

Disponível aqui.

Indígenas Digitais

O documentário retrata a relação dos indígenas com a tecnologia e a comunicação. Por meio de celulares e câmeras, povos de diversas etnias registram seu dia a dia e rituais.

Disponível aqui.

Segredos da Tribo 

A obra dirigida por José Padilha (Ônibus 174 e Tropa de Elite), Segredos da Tribo é um longa-metragem documental sobre os estudos antropológicos feitos com os Yanomami, um dos povos indígenas mais numerosos e mais conhecidos da América do Sul, desde os anos 1960.

À Sombra de um Delírio Verde

 (Reprodução/Reprodução)

À Sombra de um Delírio Verde mostra a exploração de indígenas Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul em plantações de cana. No que restou de suas terras, encontram-se milhares de hectares de cana-de-açúcar plantados por multinacionais que, juntamente com governantes, apresentam o etanol para o mundo como o combustível “limpo” e ecologicamente correto, enquanto adultos e adolescentes são explorados nos canaviais. 

Disponível aqui.

Martírio 

Premiado no Festival de Brasília de 2016, o documentário também mostra o massacre enfrentado pela comunidade Guarani Kaiowá, assim como a desapropriação de suas terras e a luta desse povo contra os interesses do agronegócio brasileiro. 

Disponível aqui.

When Two Worlds Collide

 (Netflix/Divulgação)

When Two Worlds Collide apresenta o conflito violento entre as tribos indígenas e o governo peruano pela terra e os recursos da Amazônia.

Disponível aqui.