Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Como não deixar as primeiras provas afetarem a sua motivação

Em meio à maratona dos vestibulares, é importante aprender com os erros e não desanimar

Por Julia Di Spagna 21 dez 2020, 10h32

Quem presta mais de um vestibular precisa encarar um desafio extra durante a preparação: não se deixar abalar pelas primeiras provas. Muitos estudantes podem ficar desmotivados ao sentirem que foram mal, mas é importante não deixar essa sensação prejudicar a preparação.

Maria Pereira, coordenadora do Curso Poliedro, afirma que os candidatos devem se preparar para lidar com um desempenho não desejado para que isso não comprometa seu êxito no futuro. 

“Essa é uma das razões pelas quais incentivamos que nossos alunos realizem simulados. Ao fazê-los, além de medirem o conhecimento e treinarem tempo de prova, também se preparam para lidar com os resultados”, explica. Assim, é possível treinar para superar as dificuldades vividas em um exame para seguir adiante sem interromper o estudo e sem desistir das próximas provas. 

A coordenadora explica que, nesse percurso, o apoio dos professores, orientadores e da família é muito importante. Além disso, quando os vestibulares começam, é importante aprender com cada experiência e entender que existirão outras chances. “Um aluno bem preparado pode até tropeçar em alguma prova, mas tem capacidade para se recompor para a próxima”. Perseverança é a palavra-chave aqui. 

Dicas

Sentiu que foi mal em uma prova e isso está atrapalhando sua preparação para outros vestibulares? A coordenadora separou quatro dicas especiais. Confira:

1 – Aprenda com os erros cometidos

Analise quais foram as suas maiores dificuldades nas últimas provas: conteúdos esquecidos ou que não foram aprendidos? A partir disso, relembre os principais pontos e esclareça as dúvidas.

Continua após a publicidade

2 – Repense suas estratégias

A partir das dificuldades observadas, veja se é preciso reorganizar o cronograma de estudo. Às vezes, você pode ter deixado alguma disciplina importante, com grande incidência nas provas, de lado.

  • 3 – Olhe para frente

    Estude a próxima prova. Confira o número e o tipo de questões (dissertativas e/ou objetivas), o tempo de prova, quais as matérias mais cobradas e qual o estilo da redação. Treine com exames dos anos anteriores e domine a estrutura do vestibular para se sentir mais confiante.

    4 – Autocuidado

    Cuide do seu bem-estar e do seu estado emocional, e aceite ajuda, se preciso. Aprenda a intercalar o estudo com momentos de descanso e não se esqueça de manter o sono regulado e seguir uma alimentação equilibrada.

    Assim, com a saúde física e emocional em dia, fica mais fácil encarar os desafios com resiliência e motivação.

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

    Continua após a publicidade
    Publicidade