Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Fatos históricos que fazem aniversário redondo em 2021

Esse tipo de evento costuma chamar a atenção dos vestibulares e pode aparecer nas provas ao longo do ano

Por Julia Di Spagna 15 mar 2021, 19h33

Todo ano qualquer fato histórico faz aniversário. A questão é que quando eles caem em uma data redonda acabam ganhando mais visibilidade. Ao completar 20, 70, 100 anos, um evento importante que tenha deixado sua marca na história costuma ser relembrado com mais afinco, ganha destaque na mídia e na sociedade em geral,  gerando homenagens, exposições ou até manifestações.

Essas datas também recebem uma atenção especial dos vestibulares. Normalmente, são cobradas em questões de História ou Geografia, mas podem aparecer de forma interdisciplinar ou para contextualizar uma questão de atualidades.

Por isso, é importante pesquisar bem os aniversários redondos que acontecem em 2021 e estudar o contexto histórico, as causas e consequências de cada evento. Confira cinco fatos que separamos para te ajudar: 

Primavera Árabe (2011)

Há dez anos, começava a Primavera Árabe, uma onda de protestos e revoltas que ocorreu em países do Oriente Médio e do Norte da África, como Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmen e Barein. A população lutava por melhores condições de vida em meio a uma profunda crise econômica e governos ditatoriais. 

Saiba mais aqui.

Atentados de 11 de setembro (2001)

Os ataques terroristas de 11 de setembro completam 20 anos em 2021. Liderados por Osama Bin Laden, membros da Al-Qaeda jogaram dois aviões contra as Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, matando milhares de pessoas.

No mesmo dia, outros dois aviões foram disparados contra o Pentágono e a Casa Branca, pois o objetivo era atacar grandes símbolos de poder em forma de protesto contra a presença do país na Arábia Saudita, o apoio norte-americano a Israel e as sanções contra o Iraque.

Saiba mais aqui.

Continua após a publicidade

Fim da Guerra do Golfo (1991)

Em 1990, o Iraque, liderado por Saddam Hussein, invadiu o Kuwait. Por ser uma região estratégica e detentora de boa parte das reservas de petróleo do mundo, o conflito acabou tomando proporções internacionais. Os Estados Unidos lideraram mais de 30 países em um ataque contra o Iraque. A Guerra chegou ao fim em 1991, quando as tropas iraquianas deixaram o Kuwait. 

Fim da Guerra Fria e da União Soviética (1991)

Há 30 anos, ocorreu a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e, automaticamente, o fim da Guerra Fria. O conflito se deu entre as duas maiores potências da época, Estados Unidos e URSS, que divergiam política e ideologicamente.  

Ao longo do conflito, o regime socialista enfraqueceu e fatores como a queda do Muro de Berlim, uma intensa crise econômica e movimentos populares no Leste Europeu acabaram levando à desintegração do bloco.

Saiba mais aqui.

Coroação do Imperador Dom Pedro II no Brasil (1841)

Com apenas 15 anos de idade, Dom Pedro ll foi coroado imperador do Brasil. Seu pai, Dom Pedro I havia abdicado ao trono em 1831, quando ele tinha apenas cinco anos. Após o chamado Golpe da Maioridade, ele assumiu, dando início ao Segundo Reinado.

Vale destacar que Dom Pedro II foi o último monarca do país e que Segundo Reinado é um dos assuntos mais cobrados na Fuvest.

+ Quero Bolsa | Procurando por Bolsas de Estudo para graduação, pós-graduação ou técnico?! Garanta uma Bolsa de Estudo de Até 75% nas Mensalidades. Saiba mais!

Continua após a publicidade

Publicidade