Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

7 carreiras para quem gosta de Geografia

As profissões reúnem o estudo de fatores políticos e socioeconômicos dos países até a análise de vegetações, climas e relevos

Por Julia Di Spagna Atualizado em 29 set 2020, 15h27 - Publicado em 31 mar 2020, 16h57

A Geografia é a área que estuda a Terra e sua ocupação pelo homem. Quem opta por essa graduação não se limita à geografia física (relevo, vegetação, clima), mas pode também analisar como as populações se relacionam com o ambiente e ocupam espaços rurais e sociais.

Essa era sua matéria preferida na escola? Já fez algumas pesquisas e se interessou pela área? Aqui, você vai encontrar sete carreiras que pode seguir se gostar de Geografia. Confira:

Geopolítica

Os profissionais que se interessam por geopolítica podem atuar em empresas e órgãos públicos fazendo pesquisas sobre a organização social, política e econômica em âmbito nacional ou internacional.

  • Ecoturismo

    Além de elaborar roteiros, organizar e guiar excursões em parques e áreas de preservação ambiental, esse profissional pode conversar com moradores locais para fechar parcerias e treinar guias turísticos.

    Planejamento agrícola

    Quem decide seguir essa área estuda uma série de fatores, como relevo e solo, para desenvolver a estratégia de ocupação de uma região com o mínimo de impacto ambiental possível.

    Continua após a publicidade

    Planejamento urbano

    Os profissionais que fazem planejamento urbano avaliam questões, como organização socioespacial, mobilidade urbana, sustentabilidade e inclusão social. Junto com arquitetos e engenheiros, eles decidem como e onde serão construídas estradas, vias e habitações, por exemplo.

    Cartografia digital

    Quem trabalha com cartografia digital consegue desenvolver mapas com precisão, a partir de satélites e outros equipamentos tecnológicos.

  • Sensoriamento remoto

    Assim como no caso da cartografia digital, quem faz sensoriamento remoto analisa a vegetação, o clima, recursos hídricos e outros fatores de pequenas regiões ou mesmo cidades com satélites e outros recursos tecnológicos.

    Geoprocessamento

    O profissional que atua na área do geoprocessamento auxilia no planejamento urbano. Ele pode elaborar mapas e bancos de dados geográficos usando softwares específicos, calculando e processando altitude e latitude, tamanho e profundidade dos terrenos.

    + Quer estudar Geografia?! Faça sua pré-matrícula no Quero Bolsa e garanta uma bolsa de estudo de até 75% nas mensalidades. Clique aqui para saber mais!

    Continua após a publicidade
    Publicidade