Ao longo desse ano, o contexto complicado da pandemia forçou adiamentos e diversas mudanças nos cronogramas dos vestibulares e programas de acesso à universidade. Na semana passada, o MEC falou sobre a abertura das inscrições para o Fies e Prouni do primeiro semestre em janeiro. As datas estão sendo alvos de crítica já que são incompatíveis com o uso do resultado do Enem 2020, que só será divulgado no dia 29 de março.
“Datas de inscrição do SiSU, ProUni e Fies 2021 impedem o uso da nota das provas do Enem 2020.” pic.twitter.com/mTUWSWPmBk
— Emii (@Emii923) December 11, 2020
Além da indignação, muitos estudantes estão com dúvidas em relação a todas as datas e funcionamento das seleções. Para ajudar, o GUIA esclarece como vai funcionar esses dois programas, e o Sisu também, nesse ano atípico, de acordo com as informações divulgadas até o momento.
Prouni
As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021, que oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% em faculdades particulares, acontecerão entre os dias 12 e 15 de janeiro do ano que vem. Como a nota do Enem só sai no fim de março, as notas usadas no processo seletivo serão as do exame de 2019.
Lembrando que para participar do programa de bolsas é necessário ter obtido nota maior que zero na redação e a média aritmética das provas deve ser superior a 450 pontos. Outro critério é que o candidato tenha estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas, ou em escolas privadas com bolsa integral. A exceção é para pessoas portadoras de deficiência ou professores da rede pública de ensino em exercício.
Fies
Poderá se inscrever no processo seletivo do Fies o candidato que participou do Enem a partir da edição de 2010, como já aconteceu nos anos anteriores, e que tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 e nota superior. A única diferença é que não será possível usar a pontuação da edição de 2020, no primeiro semestre, já que o resultado ainda não estará disponível. Mas no segundo semestre, se o estudante quiser, já poderá usar a nota da última prova.
As inscrições do Fies estão previstas para os dias 26 a 29 de janeiro. E a primeira chamada deve sair dia 2 de fevereiro de 2021.
Sisu
No caso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o MEC divulgou na última sexta-feira (11) que será aberto em abril de 2021 para que seja usada a nota do Enem 2020.
Por meio dele, instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Para participar da seleção, os candidatos precisam prestar o exame e não zerar na prova de redação.
Mais informações
No dia 15 de dezembro o MEC divulgará no Diário Oficial da União o edital com o cronograma completo do processo seletivo do Prouni para o primeiro semestre de 2021. Já o edital com todas as regras para o Fies será publicado em 18 de dezembro.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.