Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

“Ideias que Colam”: a categoria mulher para Judith Butler

Confira o 11° episódio da série "Ideias que Colam", do Instituto CPFL, com divulgação exclusiva do GE

Por Juliana Morales 12 ago 2020, 15h56

A filósofa americana Judith Butler é uma das principais teóricas da questão contemporânea do feminismo, teoria queer, filosofia política e ética. Ela é professora de Filosofia nos Departamentos de Retórica e Literatura Comparada da Universidade da Califórnia, Berkeley.

Tendo como ponto de partida o legado de Simone de Beauvoir, Butler aponta como os modelos de feminilidade e de masculinidade acabam justificando violências, como o feminicídio ou crimes de homofobia. Já que quem os cometem se recusa a reconhecer a igualdade que todos deveriam partilhar. Esse ódio, que acaba se tornando um instrumento da política e da moral religiosa, ameaça a democracia. 

Entenda mais da visão de Butler no 11° episódio de “Ideias que Colam”, primeira série em animação da Liquid Media Lab, em parceria com o Instituto CPFL, sobre os grandes pensadores da humanidade. 

Gostou? Confira também os episódios anteriores da série:

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

Continua após a publicidade
Publicidade