“Ideias que Colam”: a “Modernidade Líquida” de Zygmunt Bauman em 2 minutos
Confira o décimo episódio da série "Ideias que Colam", do Instituto CPFL, com divulgação exclusiva do GE
Muito presente em questões e temas de redação nos vestibulares, o pensamento do sociólogo polonês Zygmunt Bauman ajuda a entender como se processam as relações sociais no mundo contemporâneo. Seu conceito de “modernidade líquida” apresenta o ritmo incessante das transformações, que gera angústias e incertezas e dá lugar a uma lógica pautada pelo individualismo e consumo. “Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar” ficou conhecida como uma de suas frases mais famosas.
Com uma linguagem simples e acessível, Bauman lançou um olhar crítico para as transformações sociais e econômicas trazidas pelo capitalismo globalizado. Tornou-se um dos grandes pensadores da modernidade, influenciando estudos em sociologia, filosofia e psicologia. Morreu em janeiro de 2017, aos 91 anos.
Suas ideias estão resumidas em poucos minutos e com desenho animado no décimo episódio de “Ideias que Colam”, primeira série em animação da Liquid Media Lab, em parceria com o Instituto CPFL, sobre os grandes pensadores da humanidade. Confira!
Gostou? Confira também os episódios anteriores da série:
- Michel Foucault;
- Jean-Paul Sartre;
- Franz Kafka;
- Pierre Bourdieu;
- Jacques Lacan;
- Sigmund Freud;
- Donna Haraway;
- Friedrich Nietzsche;
- Henry Jenkins
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.