O que diferencia um território de um país?
Será que é fácil fundar um país? Ter um pedaço de terra te torna apto a declarar um? Entenda

Você já se perguntou qual é a diferença entre um país e território? Embora pareçam próximos, esses dois termos têm significados bem específicos na Geografia e, principalmente, na geopolítica. Logo, entender essa diferença é fundamental para compreender como o mundo está organizado.
Todo país possui um território, mas nem todo território pertence a um país. Além disso, a definição de país é puramente política, e um local só se torna um se outros concordarem com a definição. Para explicar melhor, o GUIA DO ESTUDANTE conversou com Sebastian Fuentes, professor de Geografia do Curso Anglo.
+ Veja quais países do mundo tem missões de paz da ONU
A geopolítica por trás da definição de “país”
De acordo com o professor, o termo país se refere a uma entidade política. Ou seja, um país é um conjunto organizado de instituições, com governo, leis, população e uma fronteira bem definida. Porém, para ser aceito no grupo, ele precisa de reconhecimento de outros iguais.
“De nada adianta eu me declarar um país se os outros países não reconhecem a minha soberania sobre um próprio território.”, explica Fuentes. Um exemplo atual é a Palestina. Alguns países já reconhecem sua soberania, enquanto outros ainda não, o que gera uma série de debates no campo da diplomacia e do direito internacional.
Além disso, um país precisa exercer soberania sobre uma determinada área, que será chamada de território.
+ ‘Soft power’: a estratégia sutil dos países para ganhar poder
Território: o espaço controlado pelo país reconhecido
O território é o espaço geográfico controlado por um determinado país, ou seja, o “pedaço de terra” sobre o qual ele exerce sua autoridade e implanta suas leis. “A sua constituição vale nesse território, até essas fronteiras”, frisa o professor.
Só que nem todo território pertence a um país. Existem no mundo alguns territórios chamados de ‘Terra nullius’, latim para “terra de ninguém”. Estes pedaços de chão, como diz o nome, não tem dono. O exemplo mais popular é com certeza a Antártida, que é considerada um território internacional.
De acordo com o Tratado da Antártida, o território pode ser usado apenas para fins pacíficos e científicos.
+ O mundo está se armando para a guerra? Veja os gastos militares dos países
E quando o território muda?
Outro ponto que o professor trouxe foi a questão dos conflitos territoriais, como o que ocorre atualmente entre Rússia e Ucrânia. “No caso de a Ucrânia perder territórios para a Rússia, a Ucrânia não deixa de ser um país, porque a quantidade de territórios pode aumentar ou diminuir por eventos externos como guerras.”, explica.
Ou seja, mesmo que um país perca parte de suas terras, ele deve continuar existindo enquanto for reconhecido como entidade política e tiver uma população.
+ O IBGE errou no mapa-múndi? Entenda o que determina o centro do mundo
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.