Os tipos de inteligência encontrados por um professor de Harvard
Descobrir suas habilidades naturais pode ajudar a encontrar a carreira certa! Conheça as possibilidades
Está naquela fase em que precisa escolher qual faculdade fazer e não tem ideia do que mais se identifica? Ou já escolheu uma carreira, trabalha nela há anos, mas não tem certeza se tem aptidão? Calma! Howard Gardner, Ph.D. em Psicologia Social e professor do Departamento de Psicologia de Harvard pode te ajudar. Ele desenvolveu uma pesquisa sobre os oito possíveis tipos de inteligência e garante: todo mundo tem a sua.
Gardner fundou ao lado de colegas o Harvard Project Zero (Projeto Zero de Harvard) em 1967, um grupo de pesquisas focado em entender de onde vem a inteligência artística. Ele não conseguiu uma resposta para esta questão, mas foi durante este projeto que começou a desenvolver sua Teoria das Múltiplas Inteligências, chegando ao número oito. Segundo Gardner, as inteligências humanas são:
- Espacial;
- Corporal-cinestésica;
- Musical;
- Linguística;
- Lógico-matemática;
- Interpessoal;
- Intrapessoal;
- Naturalista.
Conheça mais a fundo a pesquisa de Gardner e cada uma das 8 inteligências detectadas pelo professor.
+ O que é inteligência emocional e como ela pode te ajudar na carreira
QI versus Múltiplas Inteligências
Antes de Howard Gardner, a inteligência era considerada apenas matemática e medida através do QI (Quociente de Inteligência), teoria do psicólogo francês Alfred Binet. Em entrevista à revista Nova Escola, o especialista em Inteligência e Cognição, Celso Antunes, explica que o que justificava a teoria de Binet era a suposta facilidade em aprender matemática, quando comparada à escrita ou à fala. Logo, era uma boa medida de inteligência entre as crianças.
Para Gardner, todos nascem pré-dispostos a dominar uma das oito inteligências descobertas em suas pesquisas, porém, é necessário haver oportunidades de aprendizado durante a vida para que ela seja desenvolvida. Além disso, de acordo com o pesquisador, a Teoria das Múltiplas Inteligências não deve ser usada para colocar as pessoas em caixas, mas sim para auxiliar no aprendizado individual de cada estudante já que cada pessoa absorve conteúdo à sua própria maneira.
+ Atitude positiva sobre a matemática pode melhorar seu desempenho
As 8 inteligências de Gardner
De acordo com o site de Gardner, que reúne os achados mais recentes sobre a pesquisa, até o momento existem 8 inteligências: espacial, corporal-cinestésica, musical, linguística, lógico-matemática, interpessoal, intrapessoal e naturalista. O estudioso ainda especula a existência de mais duas, que seriam a pedagógica – saber ensinar, que estaria presente em professores –, e a existencial – saber fazer ‘grandes perguntas’, forte em filósofos.
Apesar de não existir a profissão certa para cada tipo de inteligência, certos ofícios se beneficiam mais de algumas do que outras. Um dos exemplos é Mozart, que tinha pré-disposição à música, dominou a inteligência musical e se tornou um dos maiores músicos da história. Logo, identificar a inata à você pode ajudar a encontrar o seu lugar no mundo do trabalho. E tem mais: uma única pessoa pode reunir várias dessas inteligências, ainda que uma delas se sobressaia.
+ Conheça a ‘proteína da criatividade’ liberada durante a atividade física
1. Inteligência Espacial
De acordo com Gardner, esta inteligência está presente em pessoas com facilidade para compreender e manipular espaços em pequena ou grande escala, sem precisar de cálculos. Além disso, conseguem se localizar facilmente em mapas.
Profissionais como pilotos de avião, marinheiros, arquitetos e enxadristas – os jogadores de xadrez –, costumam possuir domínio dessa inteligência.
2. Inteligência Corporal-cinestésica
Segundo o professor, a inteligência corporal-cinestésica é a capacidade de usar o corpo, ou partes dele para resolver problemas ou criar coisas novas.
Pode ser vista em bailarinos, jogadores de futebol e outros atletas, que precisam usar todo seu corpo no trabalho, mas também pode ser encontrada em profissionais que precisam ter domínio das mãos, como por exemplo, escultores ou médicos-cirurgiões.
+ Como o ‘hormônio da felicidade’ pode te ajudar a aprender melhor
3. Inteligência Musical
4. Inteligência Linguística
Esta é uma das inteligências “clássicas”. De acordo com Gardner, a pessoa com domínio da inteligência linguística tem facilidade com as palavras em geral, desde seus significados, regras gramaticais, à pronúncia. Também pode dominar a escrita correta e a construção de orações.
É a inteligência mais comum entre profissionais da comunicação, como escritores, publicitários, jornalistas, relações públicas, entre outros.
+ Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
5. Inteligência Lógico-matemática
Outra inteligência “clássica” e considerada por muito tempo a única válida, é calculada através do teste de QI. De acordo com o psicólogo, pessoas com pensamento lógico e que conseguem compreender facilmente símbolos têm esta inteligência em evidência.
Exemplos de profissionais são os matemáticos e cientistas.
6. Inteligência Interpessoal
De acordo com Gardner, inteligência interpessoal é a capacidade de interagir de forma efetiva com outras pessoas.
Ela está mais presente em pessoas que são sensíveis ao humor, sentimentos, temperamento e motivações dos outros, além de agir como um mediador. Pode ser encontrada em juízes, advogados, psicólogos e diplomatas.
+ 11 filmes para exercitar o seu cérebro
7. Inteligência Intrapessoal
Pessoas com essa inteligência dominante têm sensibilidade sobre seus próprios sentimentos, metas e ansiedades. Porém, não apenas os reconhece como tem a capacidade de criar um plano de ação para lidar com suas dificuldades.
De acordo com Gardner, não é uma inteligência que beneficie uma carreira em específico, mas a vida pessoal do indivíduo como um todo. “Em uma sociedade moderna complexa, onde uma pessoa precisa tomar decisões cheias de consequências para si mesmo, este é um objetivo que todas as pessoas deveriam buscar conquistar.”, conclui o pesquisador.
8. Inteligência Naturalista
A última inteligência identificada por Gardner oficialmente até o momento é a habilidade de fazer a distinção entre plantas, formação entre nuvens, entre outros eventos da natureza.
Esta inteligência é encontrada, principalmente, em biólogos.
+ Autoconsciência emocional: o que é e 5 dicas para desenvolver a sua
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.