Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Podcasts sobre Economia para entender o mundo

Se você ainda não está fluente no economês, essa lista vai te ajudar

Por Letícia Albuquerque Atualizado em 27 nov 2020, 11h43 - Publicado em 29 nov 2020, 00h00

Nós sabemos que o “economês” parece até um outro idioma, não é verdade? Para quem não é de dessa área, a linguagem pode se tornar um obstáculo, trazendo ainda mais confusão para um assunto do cotidiano. Afinal, Economia faz parte da nossa vida. E não é só no vestibular que esse tema é cobrado! Aprender sobre assunto vai impactar diretamente na na nossa educação financeira, assim como nos acontecimentos políticos e sociais do mundo.

Por isso, GUIA traz uma lista de podcasts que ajudam a navegar pelo universo da Economia. Bora ouvir?

Entretanto

Para ajudar a navegar sem medo no economês e no juridiquês, os professores Laura Carvalho, da USP, e Renan Quinalha, da Unifesp, criaram esse podcast. A partir dos acontecimentos da semana, a dupla explica as notícia e os termos.  Os episódios duram em torno de uma hora e vão te ajudar a se manter atualizado.

Disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Podtai e no Buzzsprout.

Boletos Pagos com Nath Finanças

A Nath é formada em Administração e, junto com o Spotify Studios, administra o podcast sobre Economia e Educação Financeira. A cada episódio, Nath recebe um convidado para conversar sobre esses temas de forma descomplicada. O ponto alto desse programa é que a Nath ensina de forma fácil. Por lá, você vai entender como funcionam os juros, as bolsas de valores e até qual a função do Banco Central.

Disponível no Spotify.

NerdCash

Essa iniciativa do JovemNerd ajuda a entender o mercado financeiro por meio do olhar do mundo geek. Alexandre Ottoni e Deive Pazos, também conhecido como Azaghal, desvendam o universo do dinheiro a partir dos últimos acontecimentos do mundo. Assim como é comum em todos os programas do JovemNerd, os papos são divertidos. Os programas tem a participação de Vinicius Fuzikawa, diretor de Marketing da Nova Futura Investimentos, e do economista e professor Pepa Silveira.

Disponível no Spotify, no Google Podcasts e na Apple Podcasts.

Continua após a publicidade
  • EconomistAs

    Esse podcast criado pelo grupo de mesmo nome da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP), vem mostrar que Economia também é assunto de mulher. O programa é apresentado pela Laura Pereda, professora da USP, e Laura Kapurska, professora da Fundação Getúlio Vargas e associada ao grupo. Além de divulgar pesquisas da área feita por mulheres, o programa também surgiu para incentivar mais mulheres seguirem por essa área. Com convidadas diferentes, o programa trata dos problemas de gênero a partir da perspectiva da Economia, debatendo desde o papel do Estado na pandemia até o poder da literatura.

    Disponível no Spotify, no Google Podcasts e na Apple Podcasts.

    Economisto

    Apresentado pelo consultor do Senado e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público, Pedro Fernando Nery, esse podcast une Economia e discussões sobre políticas públicas. Dividido em temporadas,  Nery conversa com juristas, economistas e outros profissionais para entender temas que estão no centro do debate atual. A primeira temporada trouxe o tema Desigualdade e já tem 23 episódios. Cada programa, aprofunda-se em um tema relevante como “Educação”, “Privilégios” e “Renda Básica Universal”.

    Disponível no Spotify e no Google Podcasts.

    Primocast

    Comandado por Thiago Nigro , o Primo Rico, o programa aborda os temas de investimento, negócios e até sobre o mercado de startups com papos leves. Nigro é dono de um canal de YouTube sobre investimentos com mais de quatro milhões de inscritos. No podcast, ele recebe convidados de diferentes áreas, da comédia ao mundo dos games, para falar sobre o mercado de forma ampla. 

    Disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcast, no Deezer e no Podtail.

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP.

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade