Professor Jubilut lista 5 dicas de ouro para estudar biologia
Fenômeno do YouTube com mais de 3 milhões de inscritos, professor revela os segredos para estudar a disciplina com mais eficiência
Se você nunca tirou uma dúvida de biologia com um vídeo do professor Paulo Jubilut, você está sendo vestibulando errado. O biólogo, que é formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), começou seu canal no YouTube em 2011, depois de ser demitido de um cursinho pré-vestibular em Curitiba (PR). Hoje é um dos maiores nomes de educação na plataforma, com mais de 3 milhões de inscritos. De dúvidas simples a documentários explorando os biomas brasileiros, seus vídeos se destacam pela didática e linguagem simples – além, claro, do carisma e bom humor do docente.
+ Biologia no Enem: o que mais cai na prova e como estudar
Natural de Santos (SP), Jubilut dá aula há mais de vinte anos, e ostenta até mesmo o recorde de “maior aula de biologia já realizada no mundo”, depois de lecionar para mais de 5 mil alunos durante uma live em 2019.
Sendo esse verdadeiro poço de conhecimento sobre biologia, estudos e vestibulares, é claro que o GUIA DO ESTUDANTE não poderia perder a chance de bater um papo com ele. Pedimos para o professor Jubilut listar 5 dicas para estudar a disciplina com mais eficiência, tanto na escola quanto para os vestibulares. Prepara o print ou a caneta e o bloco de notas porque só tem dica boa!
1 – Estude um pouco todos os dias
“Com a biologia, estudar um dia antes da prova não funciona. Ao se dedicar de 30 minutos a 1 hora por dia, os nomes complexos da disciplina serão memorizados pelo cérebro. Encare a aprendizagem da biologia como o estudo de uma nova língua — é preciso saber uma série de palavras para conseguir dominá-la.”
2 – Fique atento aos prefixos e sufixos das palavras
“Uma vez que o estudante domina as estruturas, consegue decifrar o que a palavra quer dizer. Por exemplo, sempre que uma palavra, na biologia, tiver o sufixo ‘ase’, está relacionada a uma enzima, como é o caso de Lactase e Amilase. Para memorizar os significados, vale anotar em post-its e distribuí-los pela casa.”
3 – Aplique o conhecimento técnico no dia a dia
“Ao estudar um tema, vale pesquisar como o assunto está nas notícias. Não se limite ao livro didático — encontre nos jornais, vídeos do Youtube e revistas de ciência para o grande público novas fontes de informação. Uma outra forma de fazer a associação é assistir a documentários e ler livros paradidáticos, obras que complementam pontos específicos dentro do tema principal, como ‘O Maior Espetáculo da Terra‘, do Richard Dawkins, ideal para quem está aprendendo sobre a evolução.”
4 – Após estudar, faça um resumo (a mão)
“Cientistas da Noruega descobriram que quem escreve a mão consegue aprender mais. A explicação é que o cérebro é muito mais utilizado dessa forma do que na digitação. O processo de aprendizagem é mais significativo. Posteriormente, o resumo é uma ferramenta poderosa para revisões periódicas. Inclusive, o melhor momento para revisitar conteúdos é antes de dormir!”
5 – Saiba o que o professor irá ensinar na aula seguinte
“Um dia antes, leia a matéria e anote todas as dúvidas. Muitas vezes o estudante não aproveita a aula porque não tem um objetivo claro. Estando ciente do que será ensinado, é possível prestar atenção ao que não ficou claro e fazer as perguntas necessárias.”
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.