Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Prouni 2021: inscrições para vagas remanescentes começam nesta segunda

Estudantes que participaram do Enem 2020 também poderão participar do processo seletivo

Por Wender Starlles Atualizado em 30 abr 2021, 17h34 - Publicado em 3 Maio 2021, 00h01

As inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2021 começam nesta segunda-feira (3) e podem ser feitas até as 23h59 do dia 4 de maio. Na edição, estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 também poderão concorrer às vagas. O processo seletivo será feito no site do programa.

Segundo Portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC), a ocupação de bolsas remanescentes do Prouni dispõe de uma nova regra para a classificação dos candidatos. A partir de agora, será considerada a média aritmética simples das notas obtidas nas cinco provas (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação) do Enem. Ou seja, a seleção terá como critério o melhor desempenho dos participantes no exame. Nas edições anteriores, o método utilizado era por ordem de chegada. Em nota, o MEC informa que decidiu fazer essa alteração para evitar que alguém fosse prejudicado pela dificuldade no acesso à internet.

+Divulgação do resultado é mais uma confusão do Sisu 2021

Quem pode participar

Pode se inscrever no processo seletivo qualquer estudante que participou do Enem, a partir de 2010. Caso o candidato tenha feito mais de uma vez a prova, será considerada na classificação a melhor média alcançada entre todas as edições realizadas. Porém, para concorrer às vagas, ele precisa ter atingido no mínimo 450 pontos de média e nota superior a zero na redação. Além disso, é necessário prestar atenção aos critérios socioeconômicos para concorrer às bolsas integrais, que exigem comprovação de renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais a renda exigida é de até três salários mínimos por pessoa.

Consultado pelo GUIA, o MEC não informou até o momento a quantidade de vagas remanescentes que estarão disponíveis.

Datas importantes

O resultado está previsto para ser divulgado no dia 7 de maio no site do Prouni. Os selecionados precisam ficar atentos aos prazos de entrega de documentos nas universidades escolhidas. A data para essa etapa é de 10 a 13 de maio.

O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior, que oferece bolsas parciais ou integrais em instituições privadas de ensino.

  • Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

    Continua após a publicidade
    Publicidade