Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem 2020 só poderá ser usado para Prouni e Fies no 2º semestre

Ministério da Educação descarta edições extras dos programas ainda no primeiro semestre deste ano, quando só notas do Enem 2019 puderam ser usadas

Por Wender Starlles 6 abr 2021, 19h05

Estudantes que participaram da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão acesso ao Programa Universidade Para Todos (Prouni) e ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) apenas no segundo semestre deste ano, segundo publicação do Ministério da Educação (MEC). 

Na postagem, o órgão informou que, para 2021, estão confirmadas as edições do segundo semestre de ambos os programas, nas quais serão usadas as notas do Enem 2020. Os cronogramas oficiais ainda não foram divulgados, mas isso deve acontecer nos próximos meses, por meio de editais.

+Enem 2020 fracassa e evidencia desigualdades

View this post on Instagram

A post shared by Ministério da Educação (@mineducacao)

No ano passado, o até então atual presidente do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, havia informado em entrevista ao GUIA que, em 2021, seriam realizadas três edições do Prouni e Fies. Duas logo no primeiro semestre para contemplar também os participantes do Enem 2020. 

Continua após a publicidade

A declaração de Lopes ocorreu logo após o Ministério da Educação (MEC) divulgar, em edital, que utilizaria as notas do Enem 2019 para selecionar candidatos ao Prouni e Fies no primeiro semestre de 2021. Os dois programas receberam inscrições em janeiro deste ano.

O principal motivo dessa mudança no critério de seleção foram os atrasos no cronograma da edição 2020 do Enem, que teve os resultados divulgados apenas no fim de março. Depois de recordes sucessivos de abstenções e falhas logísticas na realização do exame, Lopes foi exonerado em fevereiro.  

Segundo a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), até o momento o MEC não compartilhou qualquer informação a respeito de possíveis edições extras do Prouni e do Fies em 2021. Questionado pelo GUIA, o órgão não quis se pronunciar a respeito do assunto. Apenas comunicou que, caso surjam novas informações, elas serão divulgadas no Diário Oficial da União (DOU) e nas páginas dos respectivos programas.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Continua após a publicidade

Publicidade