Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Negacionismo, home office e feminicídio entram no vocabulário da ABL

Mil novas palavras do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) são faladas nas ruas e escritas nos celulares dos brasileiros

Por Julia Di Spagna
Atualizado em 27 jul 2021, 12h21 - Publicado em 26 jul 2021, 19h57

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou a sexta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), um levantamento de palavras existentes no idioma, que indica a grafia correta e o significado de cada uma. A atualização, que não era realizada desde 2009, gerou mil novas palavras, totalizando 382 mil entradas até hoje. 

Entre as novidades no Volp estão palavras já muito presentes no dia a dia e nos noticiários, como “feminicídio”, “negacionismo”, “sororidade”, “judicialização”, “pós-verdade”, “infodemia”, “telemedicina”, “emoji”, “home office”, “crossfit” e “bullying”.

Segundo a ABL, muitos acréscimos foram baseados em novos termos com origem no desenvolvimento científico e tecnológico, no contexto da pandemia do novo coronavírus, no registro mais abrangente de nomes de povos indígenas, em termos técnicos das áreas do conhecimento e novos vocábulos de uso comum, divulgados na mídia impressa e em textos acadêmicos.

“Com o grande volume de palavras que passaram a fazer parte do cotidiano da língua e a necessidade de corrigir algumas falhas tipográficas e inserir informações adicionais, a equipe viu-se no dever de atualizar a obra para oferecer ao público uma edição aumentada em seu universo lexical e em dia com a evolução da língua, refletindo as mudanças da nossa sociedade”, afirmou a instituição.

Continua após a publicidade

Confira algumas palavras novas e seus significados, segundo a ABL:

Feminicídio

Delito de homicídio praticado contra mulher decorrente de violência doméstica ou familiar e/ou por motivo de menosprezo ou discriminação de gênero.

– STF torna inconstitucional argumento de “defesa da honra” em feminicídio

– Entenda a Lei do Feminicídio e por que ela é importante

Continua após a publicidade

Pós-verdade

  1. Informação ou asserção que distorce deliberadamente a verdade, ou algo real, caracterizada pelo forte apelo à emoção, e que, tomando como base crenças difundidas, em detrimento de fatos apurados, tende a ser aceita como verdadeira, influenciando a opinião pública e comportamentos sociais.
  2. Contexto em que asserções, informações ou notícias verossímeis, caracterizadas pelo forte apelo à emoção, e baseadas em crenças pessoais, ganham destaque, sobretudo social e político, como se fossem fatos comprovados ou a verdade objetiva.

– Resumo Atualidades: A era da pós-verdade

Negacionismo

Atitude tendenciosa que consiste na recusa a aceitar a existência, a validade ou a verdade de algo, como eventos históricos ou fatos científicos, apesar das evidências ou argumentos que o comprovam.

– O que é negacionismo e como ele apareceu ao longo da História

Sororidade

Sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre as mulheres, por compartilharem uma identidade de gênero; conduta ou atitude que reflete este sentimento, especialmente em oposição a todas as formas de exclusão, opressão e violência contra as mulheres.

Necropolítica

Uso do poder político e social, especialmente por parte do Estado, de forma a determinar, por meio de ações ou omissões (gerando condições de risco para alguns grupos ou setores da sociedade, em contextos de desigualdade, em zonas de exclusão e violência, em condições de vida precárias, por exemplo), quem pode permanecer vivo ou deve morrer.

Continua após a publicidade

Lockdown

Medida de caráter transitório imposta, em geral, por uma autoridade competente do Poder Executivo para proteger a população de perigo, como numa pandemia, por exemplo; consiste no impedimento ou controle rigoroso do deslocamento de pessoas, da circulação de veículos e do funcionamento de estabelecimentos em determinado local ou região.

– Qual a diferença entre distanciamento, isolamento, quarentena e lockdown

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
Publicidade
Negacionismo, home office e feminicídio entram no vocabulário da ABL
Notícia
Negacionismo, home office e feminicídio entram no vocabulário da ABL
Mil novas palavras do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) são faladas nas ruas e escritas nos celulares dos brasileiros

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.