Você é o tipo de pessoa que prefere passar dias mais calmos em casa, lendo um livro ou vendo um filme, ao invés de ir a uma festa? Ou então costuma gostar mais de ouvir a falar? Se a resposta para estas perguntas for sim, temos uma notícia: você pode ser um introvertido. E está tudo bem! Não tem nada de errado em ser introvertido, isso só significa que você precisa de menos estímulos externos para se sentir bem no mundo. E, apesar do que possam dizer por aí (que criatividade e produtividade, por exemplo, são trunfos de quem é sociável e eloquente), isso não te torna menos essencial em ambientes de trabalho – basta escolher a carreira certa e que melhor agrada sua personalidade!
É isso que defende a psicóloga canadense Donna Dunning no livro “What’s Your Type of Career?: Unlock the Secrets of Your Personality to Find Your Perfect Career Path” (Qual o seu tipo de carreira?: Destrave os Segredos da Sua Personalidade para Encontrar sua Carreira Perfeita, em tradução livre). Segundo ela, pessoas introvertidas ficam mais confortáveis quando têm tempo para pensar bem nas coisas, e costumam se dar melhor quando trabalham em ambientes calmos, independentemente ou em grupos pequenos, concentrando-se em uma única tarefa por vez e evitando interrupções frequentes.
+ 7 profissões que jamais serão substituídas por inteligência artificial
Para os introvertidos, carreiras que oferecem oportunidade de refletir, aprofundar os aprendizados, ficar só e se preparar com antecedência são as mais indicadas. Claro, ninguém é só introvertido ou só extrovertido; essas preferências se relacionam com outros aspectos de personalidade. Por isso, Dunning elenca oito formas introvertidas de trabalhar e boas opções de carreira para cada uma delas.
O GUIA DO ESTUDANTE separou áreas profissionais que podem interessar aos mais quietos e permitir que eles brilhem do seu jeito, com base nos estudos de Dunning. Confira:
1. Análises Clínicas e Pesquisas Laboratoriais
Imagine só trabalhar em um laboratório, analisando amostras para ajudar a identificar patologias, fazer novas descobertas genéticas ou até criar vacinas? Pode parecer coisa de filme de ficção científica, mas a área de análises clínicas e pesquisas laboratoriais é bem comum e pode ser uma boa aposta para os introvertidos.
Independentemente da área de especialização, é uma profissão que vai agradar pessoas curiosas, que se dão melhor com tempo para fazer análises e avaliações aprofundadas e que querem a oportunidade de melhorar sistemas e processos , desenvolvendo novas maneiras de pensar.
Quem se forma na graduação de Biomedicina pode se capacitar para investigar amostras biológicas, fazer análises ambientais, estudar genética e reprodução humana e desenvolver novos medicamentos e tecnologias de saúde. Se você quer seguir na área de pesquisas laboratoriais, também é possível se dedicar ao curso de Farmácia e Bioquímica. Este profissional pode se dedicar ao desenvolvimento de fármacos, cosméticos e vacinas, analisar seus efeitos no corpo humano e suas aplicações na sociedade.
2. Arquitetura e Design de Interiores
Arquitetos são profissionais responsáveis por planejar e projetar espaços, preservar, reabilitar e reconstruir edificações antigas e solucionar desafios de organização e moradia urbana, com um olhar atento à estética, sustentabilidade, funcionalidade e segurança. Esta pode ser uma carreira excelente para os introvertidos que também são criativos, artísticos e perceptivos, já que se trata de um trabalho que envolve inovação, flexibilidade e contato individualizado com os outros.
Quem quer trabalhar com arquitetura deve se formar em Arquitetura ou Urbanismo, se debruçando sobre temas como planejamento urbano, desenho, história da arte, paisagismo e estudos ambientais. Outra opção são as graduações tecnológicas ou especializações em Design de Interiores, que vão olhar especificamente para o planejamento e decoração de espaços internos.
+ “Uma pessoa introvertida pode cursar Psicologia?”
3. Contabilidade
Se você gosta de usar a lógica para analisar informações e tomar decisões, além de se dar bem com trabalhos meticulosos e precisos, a Contabilidade pode ser o seu lugar. O contador é responsável por cuidar das contas de uma empresa ou pessoa, avaliar o desempenho financeiro de um negócio e fornecer dados para orientar ações econômicas e fiscais responsáveis. Também pode optar por atuar com auditoria e perícia contábil, por exemplo.
Para exercer a profissão, é preciso prestar um exame de suficiência e obter o registro profissional, o que só é permitido a pessoas formadas em Ciências Contábeis. O curso específico vai dar ao estudante conhecimentos em Matemática, Economia, Direito, Administração e Governança.
4. Programação e Análise de Sistemas
Este profissional é responsável por projetar e desenvolver softwares e sistemas informatizados, montar bancos de dados e administrar tecnicamente a rede de computadores de empresas e organizações. Se você valoriza a independência e gosta de resolver problemas complexos com criatividade, lógica e inovação, esta área pode te interessar.
Quem cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Tecnologia da Informação aprende sobre linguagens de programação, sistemas operacionais, engenharia de softwares, inteligência artificial e arquitetura da internet. Para quem quer seguir nesta carreira, também é possível fazer cursos livres em programação e ciência de dados e se especializar no desenvolvimento e design de websites e aplicativos. Outra área correlata e que está em alta é a de User Experience (UX), focada em proporcionar sistemas funcionais, acessíveis e estéticamente agradáveis aos usuários.
5. Agronomia
Alguns introvertidos usam sua preferência por coletar fatos, refletir e analisar o mundo ao redor para poder lidar com situações imediatas e resolver problemas práticos. Por isso, podem se dar bem em trabalhos manuais e ao ar livre, mas que demandam conhecimento técnico e atenção aos detalhes. Para essas pessoas, a Agronomia pode ser um caminho.
O agrônomo ou engenheiro agrônomo atua no planejamento e execução de todas as etapas da cadeia agrícola, do plantio à colheita, criação de gado e comércio agropecuário, visando melhorar a produtividade e qualidade de fazendas, plantações e rebanhos. Também é possível focar na parte mecânica da área, desenvolvendo e reparando máquinas e estruturas agrícolas. Para isso, o curso indicado é a Engenharia Agrícola ou a própria Agronomia.
+ 6 graduações para quem ama animais (e que não são biologia ou veterinária)
6. Recursos Humanos
Uma pessoa introvertida não é necessariamente uma pessoa tímida, sabia? Por isso, por mais estranho que possa parecer, trabalhar com Recursos Humanos pode, sim, ser uma escolha excelente. Em especial, para aqueles que têm interesse em conectar ideias, valores e pessoas, atuar em meios colaborativos e criar, implementar e gerenciar projetos para desenvolver o potencial humano.
O profissional de RH cuida da gestão de pessoas dentro de uma empresa ou instituição, sendo responsável pelas contratações, planos de salário e benefícios, treinamento de pessoal e análise de desempenho dos colaboradores. Também deve desenvolver programas que visem melhorar a qualidade de vida dos funcionários e fornecer um ambiente de trabalho igualitário e livre de conflitos.
Quem quer seguir na área pode optar pelo tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, onde o futuro profissional poderá estudar temas como legislação trabalhista, mediação de conflitos e comunicação organizacional. Também é possível seguir uma graduação clássica em áreas como Psicologia, Serviço Social e Administração, se especializando posteriormente com uma pós-graduação em gestão de pessoas.
7. Ciências da Informação
O cientista da informação atua na seleção, conservação, organização, recuperação e acesso de documentos, livros, materiais bibliográficos e outros suportes informacionais. Também pode trabalhar com gestão de acervos e bibliotecas, promoção de acesso ao conhecimento, organização de eventos culturais e orientação de usuários na busca de informações. É uma ótima carreira para quem procura ambientes harmônicos e agradáveis, autonomia e está motivado a ajudar os outros com contribuições pessoais e impactantes.
Para seguir nesta área, é possível se formar em cursos de graduação como Biblioteconomia e Ciências da Informação, que darão ao futuro profissional noções de catalogação, restauro, disseminação da informação, pesquisa e tecnologias digitais.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.