logo-ge

Eu me sinto mal ao falar sobre certas doenças. Posso fazer medicina?

Orientador profissional dá dicas para lidar com as dúvidas

Sempre gostei de medicina e não consigo me interessar por outro curso. Só que, ultimamente, tenho sentido alguns enjoos ao falar ou ver certos tipos de doenças. Desde então, me questiono se devo ou não fazer medicina. Isso deve influenciar minha escolha?

Henrique

Oi, Henrique!

A formação em medicina é extensa e contempla inúmeros elementos que compõem os processos orgânicos ligados à saúde e às doenças humanas. O primeiro passo em seu caso é examinar detalhadamente a grade curricular e os conteúdos de cada disciplina.

Durante a graduação, o aluno entra em contato com diferentes campos de atuação, inclusive a prática do “internato” (estágios obrigatórios em situação hospitalar a partir do terceiro ano geralmente).

É possível que você encontre situações menos confortáveis diante dos receios apontados em sua pergunta. A superação destes desafios depende do grau de motivação, da aproximação gradual a essas situações e do apoio de colegas, professores e eventualmente de profissionais especializados (como psicólogos).

Envie sua pergunta aos nossos orientadores!

Como o campo de trabalho em medicina é bastante diversificado, é possível encontrar especialidades em que sensibilidades específicas como as apontadas em sua pergunta não sejam frequentes ou mesmo praticamente inexistam.

No entanto, é preciso que você reflita sobre todos os elementos que compõem sua opção por medicina como a origem de seus interesses: expectativas de reconhecimento social e remuneração, objetivos ligados ao cuidado dos seres humanos, complexidade de análise do objeto de estudo, entre outros.

Reflita também sobre o empenho exigido pelo processo de ingresso (e a extrema concorrência nos vestibulares) e durante os estudos, que duram 6 anos em período integral. Uma residência ou especialização posterior pode levar de 2 a 4 anos dependendo da opção.

Procure aprofundar suas informações sobre o curso e sobre o exercício profissional em medicina. Converse com médicos e investigue sites ligados a áreas específicas da medicina.