logo-ge

Como saber se medicina realmente é a carreira certa para mim?

Nossa orientação profissional responde

 (GE/Guia do Estudante)

Amo matemática, química, biologia, e adoro estudar matérias que envolvam cálculo, mas sempre quis fazer medicina e o fato de ser um curso com bastante leitura está me deixando com dúvidas.

Layse

Oi, Layse!

Que bom que você sabe o que faz seu coração bater mais forte! Isso é super importante para a escolha da profissão! Compare o que você ama a uma bússola e você terá a direção.

Ler é fundamental para que alguém se capacite e se mantenha atualizado em qualquer profissão. Um médico sem leitura constante vai se tornando desatualizado a medida que novos conceitos, tratamentos e técnicas são descobertos e publicados. Você gostaria de ser atendido por um médico desatualizado? Se definitivamente a leitura for inaceitável, a solução parece ser trocar de carreira. Você gostaria de ser atendida por um dentista, contador, engenheiro, nutricionista ou outra profissão que fosse desatualizado? Vídeos são cada vez mais utilizados para replicar conteúdo. Mas, como em um filme, os detalhes e a profundidade podem ser absorvidos na totalidade nos livros. Gostar de ler é necessário para qualquer carreira se você quer ser um profissional com substância e profundidade.

A leitura acaba sendo apenas um caminho que te leva ao conhecimento. Não limite seus pensamentos e escolhas por isso. Se você sempre quis fazer medicina e ama as disciplinas que a profissão exige, enxergue a leitura como caminho para você encontrar soluções para tornar a saúde das pessoas melhor.

Nossa vida é repleta de situações em que precisamos investir tempo em ações que não gostamos e que não são muito nossa cara, por serem importantes para alcançarmos algo maior. Isso é parte do caminho. Se mesmo assim a leitura for algo que te impeça de fazer o curso, será que você quer mesmo fazer medicina? Esse é o seu sonho, sua futura felicidade profissional? Não gostar de ler é mais forte que a felicidade de ser médica? Seu sucesso depende da sua vontade de aprender.

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).