logo-ge

Entrevistas de estágio por videoconferência: 9 dicas para se dar bem

Dominar a plataforma, treinar e atentar-se a certos detalhes ao seu redor podem contribuir muito para um bom resultado nesse formato

Uma das etapas mais importantes para conquistar uma vaga de estágio é a entrevista. Nela, os recrutadores irão avaliar uma série de fatores, como suas experiências, interesses e habilidades para checar se o seu perfil é compatível com a vaga disponível. 

Essa dinâmica, mesmo antes da pandemia, já era realizada por algumas empresas de forma virtual. Mas, por causa do cenário atual, o formato se tornou ainda mais comum. Portanto, é necessário se adaptar. 

Embora seja muito parecida com o modelo presencial, a entrevista por videoconferência demanda algumas peculiaridades, então é preciso estar atento para não cometer gafes ou passar uma impressão ruim durante a conversa.

Por isso, confira nove dicas para mandar bem em uma entrevista de estágio por videoconferência:

Domine a plataforma

Pesquise em qual ferramenta a entrevista será realizada e a explore alguns dias antes. Baixe a versão mais atualizada, deixe a senha escrita em um local acessível e teste quais os recursos disponíveis. Uma dica é fazer uma videochamada de teste pela plataforma com um amigo ou parente. 

Além disso, todo programa está sujeito a falhas, então já pense em algumas alternativas caso algo dê errado, como testar o recurso de mensagens da plataforma ou ir para um local onde a internet esteja melhor.

“Chegue mais cedo”

Em uma entrevista presencial, é comum que os candidatos cheguem com antecedência para dar tempo de contornar possíveis imprevistos. Com as videoconferências não deve ser diferente. 

Em alguns casos, talvez você precise esperar o recrutador te convidar para conseguir ingressar na chamada. Por isso, esteja preparado, na frente do computador e pronto para a dinâmica cerca de 10 a 15 minutos antes. 

Se for possível, vale a pena entrar na sala virtual na qual será feita a entrevista cerca de 10 minutos antes. Dessa forma, você demonstra pontualidade e já pode ir conferindo se todos os recursos estão funcionando e configurar o que for necessário. Avalie se câmera está funcionando, se o microfone e o áudio estão bons e se a sua conexão está estável. 

Cuidado com as roupas

Não é porque você está em um vídeo e na sua casa que qualquer tipo de roupa é válido. Vista-se de maneira apropriada, de acordo com a vaga, como se fosse a uma entrevista presencial. E, sim, dos pés à cabeça: embora só apareça da cintura para cima durante a conversa, nunca se sabe se você precisará levantar para pegar algo.

Atente-se aos seus gestos e suas expressões faciais 

A comunicação não-verbal também é importante em entrevistas por vídeo. Lembre-se de que tudo o que você transmite pela sua linguagem corporal também está sendo avaliado. Por isso, atente-se à sua postura, gesticule sem exageros durante a fala e evite ficar parado demais encarando a tela. Treinar tudo isso em um espelho é uma ótima alternativa.

Olhe para a câmera quando for falar

Enquanto o recrutador estiver falando, olhe para o monitor, mas, quando for responder, olhe diretamente para a câmera. Lembre-se de que ela equivale aos olhos de quem está entrevistando. Olhar para baixo ou para os lados pode aparentar insegurança e desleixo.

Fique longe de distrações

Para começar, desligue todos os dispositivos que tiver por perto, como celular, televisão e notificações do computador. Em segundo lugar, embora algumas distrações sejam inevitáveis, como um cachorro latindo na rua, a campainha ou obras no vizinho, tente reduzir ao máximo essas possibilidades. Avise as pessoas que moram com você que fará a entrevista e que precisará que ninguém acesse aquele cômodo por um tempo e que precisa do máximo silêncio possível. Feche as janelas, coloque animais de estimação em outro cômodo e nada de fazer outras atividades durante a entrevista. Um recurso válido nessas situações é silenciar o seu microfone enquanto outras pessoas estiverem falando.

Não interrompa outras pessoas

O timing em uma conversa por vídeo é extremamente importante. Como a conexão pode gerar atrasos na conversa, sempre espere dois segundos antes de responder. Isso garante que o entrevistador conclua toda a pergunta sem ser interrompido e evita mal entendidos.

O cenário também conta

Em primeiro lugar, procure um local mais isolado na sua casa para evitar pessoas passando atrás de você ou entrando no cômodo e gerando algum tipo de distração. Além disso, o lugar deve estar bem iluminado e com um fundo arrumado, que não chame muita atenção. Nada de deixar a cama desarrumada ou uma papelada desorganizada visíveis na câmera ou mesmo itens decorativos que se sobressaiam demais. 

Outro detalhe importante é posicionar a câmera de forma que você apareça da cintura para cima, e não apenas o seu rosto.

Não se esqueça do básico

Algumas estratégias fundamentais para se dar bem em uma entrevista presencial continuam valendo nesse modelo, como pesquisar a empresa, ter certas conquistas na ponta da língua e preparar-se para responder perguntas comuns, como maiores defeitos e qualidades.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.