logo-ge

“Gosto de pessoas e de ler. Que faculdade devo fazer?”

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Eu gosto muito de trabalhar com pessoas e ler textos. Quero trabalhar em editoras, mas eu estou na dúvida entre fazer Letras ou Produção Editorial.

Ana Clara Santos

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Oi, Ana, 

Como são dois cursos bastante diferentes, eu sugiro como primeiro passo que você pesquise muito sobre a grade curricular de cada um. Ela te mostra as disciplinas que você terá e também o que será abordado durante o curso. Na Produção Editorial, a profissional é responsável pela produção e edição de obras impressas e eletrônicas. Já em Letras você se dedica ao estudo de determinado idioma e sua literatura. 

Como segundo passo eu sugiro que você visite pessoalmente as faculdades/instituições em que você gostaria de se formar. Lá você pode e deve procurar o coordenador do curso para tirar dúvidas e entender o que será abordado. Sugiro que você solicite participar de algumas aulas como ouvinte para ver se é isso mesmo que quer. 

E como terceiro passo recomendo que você faça um bate-papo com pessoas que já são formadas na área e que trabalham nessas atividades. Você pode procurar na sua rede de amizades ou na rede dos seus amigos e familiares. Pergunte para aquele profissional por que ele escolheu essa faculdade, o que mais lhe chama atenção e o que ele mais gosta e o que menos gosta do trabalho dele. 

Acredito que, depois dessa pesquisa, com certeza você terá muitas informações para tomar sua decisão!

Sucesso!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).