logo-ge

“Gosto de política e questões sociais, mas sou tímida. Que área seguir?”

Você pergunta, nossos orientadores respondem

 

Tenho muito interesse por política e por questões sociais e, embora tenha vontade de ser advogada ou professora, acho que não me daria bem nessas profissões por ser tímida e fechada. Em quais outras áreas eu posso atuar?

Alexandra Helena Soares de Melo

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

 

Olá Alexandra, tudo bem?

Lendo sua pergunta, já me veio à cabeça outras sugestões de cursos para você fazer e que também estão ligados a política e questões sociais. Por que não Administração Pública, Gestão Pública ou Ciências Políticas?

Essas faculdades te trarão bem mais aprofundamento em temas que você poderá atuar relacionados à política. Profissionais formado nesses cursos possuem atuação bastante ampla no cenário político. Podem trabalhar tanto como analista político privado quanto como consultor, criar oportunidades na administração pública dentro de um dos três poderes, atuar no terceiro setor influenciando em políticas públicas ou discutindo questões sociais mais amplas.

O profissional de gestão pública é focado em trabalhar diretamente na administração de órgãos e serviços públicos. Você não necessariamente precisa ser professora. Pense bem em que exatamente você quer atuar e como. É importante você ter certeza de que depois da faculdade saberá como caminhar. Sei que pode ser difícil definir isso agora, mas saiba que durante a faculdade você já terá diversas oportunidades de colocar suas ideias em prática para testar suas habilidades e o que você realmente quer atuar pós-formação.

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).