Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Ele tirou mil na redação do Enem e passou em 1º lugar em Medicina

Aprovado na Universidade Estadual do Pará, Arthur Sales conta que aprendeu redação em um ano

Por Taís Ilhéu
19 fev 2024, 16h45

Depois de um ano intenso de estudos, em que chegava cedo ao cursinho e só saia quando o prédio estava prestes a fechar, o paraense Arthur Sanches Sales imaginava que 2024 seria, finalmente, o ano da sua aprovação no vestibular. Mas não poderia prever que ela viria com alguns bônus. O estudante de 17 anos foi um dos 60 candidatos a alcançar a nota mil na redação do Enem 2023 – a pontuação, aliada a das outras disciplinas, lhe rendeu o primeiro lugar em Medicina no vestibular da Universidade Estadual do Pará (Uepa).

+ A escola pública do Pará com impressionantes notas na redação do Enem

Em conversa com o GUIA DO ESTUDANTE, o futuro médico conta que acessou os resultados do Enem quando estava com o irmão na academia, e quase não acreditou no que via. “Imaginava que seria uma nota razoavelmente boa, mas não uma nota máxima, entende?”. Engana-se, no entanto, quem pensa que a surpresa é apenas por modéstia. O jovem conta que a redação não é um talento nato, e que durante o Ensino Médio chegou a tirar notas de 400 a 600 na produção textual.

“Todo mundo sai de algum lugar. Sempre é possível aprender mais um pouco e aprimorar mais o seu conhecimento”, reflete.

+ A estudante que tirou mil na redação do Enem depois de zerar em 2019

Conheça um pouco da trajetória de Arthur e seus conselhos para quem também sonha com a nota mil.

Continua após a publicidade

Um ano para a nota mil

Arthur formou-se no terceiro ano do Ensino Médio no final de 2022, e relembra que, naquela época, o que sabia a respeito da redação do Enem é que ela “tinha que ter quatro parágrafos”. Não foi o suficiente para a aprovação. Percebeu, então, que precisaria correr atrás do prejuízo em 2023: matriculou-se em um cursinho – embora preferisse estudar sozinho no horário das aulas – e mergulhou a fundo nos critérios da dissertação do exame.

“Aprendi quais eram os cinco elementos da conclusão, como desenvolver melhor meus parágrafos e, de forma geral, a estrutura da redação”, relembra. O estudante também praticava, escrevendo de uma a duas redações todas as semanas e corrigindo junto com um professor. “Com isso eu ia aprendendo com os meus erros para tentar melhorar minha nota”.

+ Jovem nota máxima em Matemática no Enem fez o exame 9 vezes

Um tema próxima da realidade

Inesperado, mas não difícil. É assim que Arthur resume a redação do Enem 2023, que teve como tema o trabalho invisível de cuidado realizado pela mulher. Ele avalia a temática como próxima da realidade brasileira, e por isso sentiu alívio quando compreendeu a reflexão proposta pela banca.

Logo na introdução do texto, o estudante citou o envelhecimento populacional e a demanda cada vez maior pelo trabalho de cuidado, muitas vezes invisibilizado e deixado de lado até mesmo pelos governantes.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

“Minha tese foi de que as principais causas da invisibilidade do trabalho da mulher existir no Brasil é o fato da população não valorizar essa área, e o Estado também não tomar iniciativa para assegurar e investir mais nessas trabalhadoras”, relembra. Por tudo isso, propôs no final do texto que a sociedade, junto ao Ministério Público, cobrasse mais investimentos e uma legislação forte a respeito do trabalho de cuidado.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Ele tirou mil na redação do Enem e passou em 1º lugar em Medicina
Redação
Ele tirou mil na redação do Enem e passou em 1º lugar em Medicina
Aprovado na Universidade Estadual do Pará, Arthur Sales conta que aprendeu redação em um ano

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.