Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Enem 2020: programa do MEC sobre alfabetização é dica do tema da redação?

"Conta pra mim" incentiva a prática da literacia familiar em grupos vulneráveis socioeconomicamente

Por Wender Starlles 16 jan 2021, 07h26

A menos de um dia para a primeira prova impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Ministério da Educação (MEC) divulgou nas redes sociais ações dos programas “Criança Feliz” e “Conta Pra Mim”, realizadas em parceria com o Ministério da Cidadania. Em seguida, publicou que o curso ABC (Alfabetização Baseada na Ciência) abriu mais 100 mil vagas. A iniciativa é voltada para professores que atuam na área da alfabetização. Mas você deve estar se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra, né? Calma. As postagens podem ser parte das pistas deixadas sobre o tema da redação.

Stories sobre o curso ABC, publicado na sexta-feira (15)
Stories publicado na sexta-feira (15) sobre o curso ABC. MEC/Reprodução

O palpite não é aleatório, ele está embasado na “dicazinha” publicada pelo MEC no Stories do Instagram, no dia 5 de janeiro. Além disso, desde 2017, o Ministério costuma divulgar conteúdos com dicas para os participantes sobre o tema da redação do Enem. Ao juntar as peças deste quebra-cabeça, pode-se deduzir que o tema da dissertação do Enem 2020 está relacionado à alfabetização na infância ou pelo menos a algum assunto dentro da área da educação.

Bom, esse mistério a gente só vai conseguir resolver no domingo (17) mesmo. Independentemente de qual seja o tema (dá para ir bem sem dominar!), confie na sua preparação para a prova. Mas antes disso, não custa conferir um resuminho dos programas citados pelo MEC. Quem sabe você pode utilizá-los na construção do seu texto, né?

O “Conta pra mim”, lançado em 2019, é um programa da Secretaria de Alfabetização que tem como público-alvo todas as famílias brasileiras — mas prioriza aquelas em condição de vulnerabilidade econômica. O seu principal objetivo é promover a literacia familiar. Ou seja, estimular um conjunto de práticas e experiências relacionadas a linguagem, literatura e escrita vivenciadas entre pais/cuidadores e filhos. Por isso, uma coleção de 40 livros virtuais está disponível para ser acessada por adultos. O material contém instruções de como fazer a leitura guiada para crianças.  De acordo com o MEC, em um país marcado pela condição desfavorável de milhões de pessoas, a prática da literacia familiar contribui para romper o ciclo da pobreza.

Diferença de vocabulário de crianças
Diferença de vocabulário de crianças em famílias pobres e de classe média MEC/Reprodução
número de palavras ouvidas por crianças de diferentes níveis socioeconômicos
Número de palavras ouvidas por crianças de diferentes níveis socioeconômicos MEC/Reprodução

Já o “Criança Feliz” é um programa do Ministério da Cidadania que investe no desenvolvimento da linguagem de crianças de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A iniciativa conta com profissionais capacitados para orientar e distribuir materiais educacionais nos domicílios brasileiros.

Neste reportagem, o GUIA traz um panorama da alfabetização no Brasil. A matéria contém dados importantes sobre a política educacional adotada no governo Bolsonaro.

  • Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

    Continua após a publicidade
    Publicidade