logo-ge

Análise: segunda fase da Unesp foi abrangente e cobrou temas atuais

A prova do primeiro dia foi considerada clássica e de nível médio de dificuldade

Ontem (15), estudantes aprovados para a segunda fase da Unesp encararam 24 questões discursivas, sendo 12 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Química, Física e Matemática).

Segundo Daniel Perry, diretor do Curso Anglo, a prova do primeiro dia manteve o padrão dos anos anteriores. 

 

“Foi uma prova clássica, bem elaborada, abrangente e também apresentou um bom uso de recursos visuais”, diz. Outro destaque foi para a interdisciplinaridade muito acentuada e contextualização em todas as questões. Na área de Ciências Humanas, História e Geografia apresentaram questões atuais. 

“Em História, teve uma questão interessante sobre o fóssil da Luzia, um tema que está em voga desde o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro”, diz Perry. Na prova de Geografia, temas recentes também não foram deixados de lado: uma das questões era sobre a disputa da terra na região Amazônica. 

Em Filosofia e Sociologia, a prova manteve o estilo dos anos anteriores exigindo do candidato uma leitura atenta do texto. 

Na área de Ciências da Natureza, o especialista apontou que a prova de Física apresentou um nível mais difícil do que a de Matemática e a de Química. “Ela exigia domínio sólido de conceitos para aplicá-los em situações um pouco diferentes das habituais”, explica Perry. 

 

Química mostrou uma maior interdisciplinaridade, especialmente com Matemática e Biologia. Também foi considerada abrangente, pois cada item de uma das perguntas acabava abordando diferentes setores da Química. 

Já Matemática teve uma questão considerada bastante trabalhosa, cujo tema era matrizes. “Em resumo, foi uma prova bem semelhante a dos anos anteriores, nível médio de dificuldade e adequada para selecionar bons candidatos para aprovação”, conclui Perry. 

No segundo dia, esta segunda (16), os candidatos devem resolver 12 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e a Redação.