logo-ge

Começa prazo para pedido de isenção no vestibular da Unicamp

Pela primeira vez, a Comvest estendeu o benefício para todo o Brasil

Começa nesta segunda (15) o prazo para pedido de isenção no vestibular da Unicamp 2020. O prazo termina em 6 de maio e a solicitação deve ser feita exclusivamente pelo site da Comvest, comissão responsável pela prova.

A Comvest trouxe duas ótimas novidades para quem precisa do benefício para participar do processo. A primeira delas é que, a partir desta edição, estudantes de todo o território nacional podem solicitá-lo! Antes, a isenção era restrita apenas para residentes do estado de São Paulo. A outra novidade é que os documentos comprobatórios para realizar o pedido não precisam mais serem enviados via Correios. Agora, podem ser digitalizados e anexados diretamente no momento da solicitação.

Modalidades e pré-requisitos

A isenção da prova poderá ser solicitada em três diferentes modalidades:

1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador da casa);

2– funcionários da Unicamp/Funcamp;

3– para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia)

Porém, para pedir o benefício em uma dessas modalidades é preciso cumprir dois requisitos. O primeiro deles, válido para as três, é já ter concluído o Ensino Médio ou ter previsão de conclusão em 2019. O segundo é ter cursado todo o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, e só não se aplica aos candidatos da terceira modalidade.

De acordo com a Comvest, na primeira modalidade até 6.680 candidatos podem ser contemplados. Na segunda, serão oferecidas 100 isenções e na terceira serão ilimitadas.

Resultado e próximas datas

A lista dos contemplados com a isenção será divulgada no dia 24 de julho. Além da lista, os candidatos receberão por e-mail um comunicado com o aviso de que foram beneficiados. Assim como acontece no Enem, o candidato contemplado não estará automaticamente inscrito no vestibular, ele precisa realizar a inscrição inserindo o “código de isento” que receberá. O calendário com a data das inscrições e das provas deve ser divulgado ainda em abril.