Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Fuvest 2021: o que você precisa levar para a prova no domingo

Por causa da pandemia, o candidato precisa estar atento a outros itens além dos tradicionais como o documento e a caneta esferográfica

Por Taís Ilhéu Atualizado em 9 jan 2021, 14h48 - Publicado em 9 jan 2021, 13h21

Quem já está habituado à jornada dos vestibulares sabe: a véspera é o dia de fazer uma listinha e garantir que não vai esquecer de levar nada no dia seguinte. E neste ano, essa etapa se tornou ainda mais importante! Isso porque a pandemia exigiu muita adaptação dos vestibulares (e dos vestibulandos), inclusive nos dias de aplicação das provas.

Com a Fuvest, que seleciona os estudantes para a Universidade de São Paulo e realiza a prova da primeira fase neste domingo (10), não vai ser diferente. Além dos itens tradicionais dos outros anos, como a caneta esferográfica, o candidato não pode esquecer de levar aqueles previstos no Manual de Biossegurança lançado pela fundação. Na dúvida, pegue papel e caneta e anote mais uma vez tudo o que você vai precisar para amanhã!

O que eu devo levar para a prova

Mesmo que você já tenha feito outras provas, não custa lembrar mais uma vez dos itens tradicionais que a Fuvest exige todos os anos.

Para começar, o candidato deve obrigatoriamente levar um documento de identidade. No Manual do Candidato, consta que serão aceitos como documento: o RG (expedido pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas e pela Polícia Militar); carteira de habilitação; carteira de trabalho; passaporte; documentos de Ordens ou Conselhos profissionais (como o CRO dos dentistas, por exemplo); a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE) para estrangeiro e o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório para refugiados.

Então não vale aparecer por lá apresentando a carteirinha de estudante como documento, ok?

Em relação aos materiais para fazer a prova, o candidato deve levar uma caneta esferográfica de tinta azul (não pode ser preta!) e, caso queira, também pode utilizar lápis, borracha, apontador e régua transparente para o rascunho. Só não pode se esquecer de passar todo o gabarito à caneta.

Também é permitido que o candidato leve alimentos leves e água no dia da prova. Este ano, no entanto, ele não poderá comer dentro da sala de aula, e deve solicitar ao fiscal caso queira sair para se alimentar durante a prova.

Continua após a publicidade

Além destes itens previstos em edital todos os anos, para a Fuvest 2021 os candidatos não podem se esquecer de dois itens muito importantes e que há quase um ano se tornaram parte da rotina de todos: a máscara facial e o álcool em gel.

Os candidatos devem chegar ao local de máscara (de tecido, cirúrgica ou respirador N95) e, caso queiram, podem levar uma máscara extra para trocar durante a realização do exame (os fiscais vão fornecer uma embalagem para guardá-la).

Já o álcool em gel será fornecido em todas as salas, mas a Fuvest recomenda que aqueles candidatos que forem pegar transporte público até o local de realização da prova levem esse item de casa para higienizar as mãos durante o trajeto.

Resumindo, para essa primeira fase da Fuvest 2021 você vai precisar de:

  • Um documento de identidade com foto (conferir acima quais serão aceitos);
  • caneta esferográfica de tinta azul;
  • Caso queira, lápis, borracha, apontador e régua para usar nos rascunhos;
  • Água e alimentos leves (lembrando que será preciso deixar a sala para comer);
  • Máscara facial de tecido, cirúrgica ou do modelo N95;
  • Álcool em gel é recomendado caso você vá utilizar o transporte público para chegar até o local da prova.
  • O que eu não devo levar para a prova

    Vale reforçar também aqueles itens que não são aceitos pela Fuvest no dia da prova. Aí vai uma listinha:

    • relógio individual de qualquer tipo;
    • equipamento eletrônico, como calculadora, telefone celular, computador, tablet, reprodutor de áudio, máquina fotográfica, filmadora, equipamento eletrônico do tipo vestível (como smartwatch, óculos eletrônicos, ponto eletrônico) etc.;
    • material impresso ou para anotações;
    • corretivo de qualquer material ou espécie;
    • caneta hidrográfica ou outras, diferentes de caneta esferográfica;
    • caneta marca-texto;
    • lápis com tabuada;
    • gorro, boné, chapéu ou similares, óculos de sol;
    • protetor auricular, fone de ouvido ou similares.

     

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

    Continua após a publicidade
    Publicidade