Fuvest 2025: inscrição para o vestibular da USP já está aberta
Prazo vai até 8 de outubro. Confira quem pode participar, como se inscrever, leituras obrigatórias e mais
A inscrição para a Fuvest 2025, vestibular da Universidade de São Paulo (USP), abre nesta segunda-feira (19), às 12h. Aqueles que solicitaram isenção ou redução no valor da taxa de inscrição no exame e foram contemplados com o benefício ainda precisam se inscrever até o dia o 8 de outubro às 12h.
As inscrições são realizadas por meio do site da fundação e, este ano, estão disponíveis mais de 8 mil vagas em diferentes cursos de ensino superior. Os que não foram contemplados com a isenção precisam pagar a taxa de R$211,00. Abaixo, confira quem pode participar do exame!
+ Treine para a Fuvest com provas anteriores
Quem pode se inscrever
É possível participar do vestibular quem já concluiu o Ensino Médio, vai concluir este ano ou já tem diploma de curso superior. Também é possível fazer a prova como treineiro para avaliar seus conhecimentos.
Todos os candidatos inscritos concorrerão às vagas de Ampla Concorrência (AC) e no ato da inscrição, o estudante deverá informar se também concorrerá às vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas que são Escola Publica (EP) ou para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).
+ Como é a prova da Fuvest? Saiba o que esperar da primeira fase
Como funciona a Fuvest
O vestibular da USP acontece em duas etapas. A primeira fase é composta por 90 questões de múltipla escolha para cinco horas de prova. As questões são divididas entre as disciplinas básicas do ensino médio – português e literatura, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês – e algumas interdisciplinares. Será aplicada no dia 17 de novembro de 2024.
Já a segunda fase é composta por dois dias de prova, com duração de 4 horas cada uma delas. Nesta edição, será nos dias 15 e 16 de dezembro de 2024. O primeiro dia terá 10 questões de português – envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura – e uma redação; o segundo terá 12 questões de igual valor, sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida.
Leituras obrigatórias
As obras obrigatórias que compõem a prova de literatura tanto na primeira quanto na segunda fase são as seguintes:
- Marília de Dirceu– Tomás Antônio Gonzaga
- Quincas Borba – Machado de Assis
- Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade
- Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana
- Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
- Dois irmãos – Milton Hatoum
- Os ratos – Dyonélio Machado
- A Ilustre Casa de Ramires – Eça de Queirós
- Água Funda – Ruth Guimarães
+ Veja a lista de livros obrigatórios da Fuvest 2025
Calendário da Fuvest 2025
- Período de inscrições: 19 de agosto a 8 de outubro
- Prova da 1ª fase: 17 de novembro às 13h
- Prova da 2ª fase: 15 e 16 de dezembro às 13h
- Provas de habilidades específicas: 9 de dezembro de 2024 a 9 de janeiro de 2025
- Primeira chamada: 24 de janeiro de 2025
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.