Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

‘Passei em 1º lugar em Medicina na USP-RP no meio da pandemia’ 😱

Isabela Nardo conta tudo que aprendeu em 2020, que a fez realizar o sonho de entrar na USP

Por Giulia Gianolla
Atualizado em 1 abr 2021, 15h53 - Publicado em 1 abr 2021, 11h15

Desde pequenininha, meu grande sonho sempre foi fazer medicina. Sim, por querer ajudar pessoas, mas não só por isso, até porque acredito que a gente pode ajudar os outros em qualquer profissão. O que realmente me fascina é o quão perfeito é o corpo humano. Ele é quase uma máquina, com engrenagens e sistemas que funcionam juntos perfeitamente. Desde criança, meu olho sempre brilha quando penso na ideia de entender como tudo isso funciona. E essa certeza foi o que me levou a prestar o vestibular mais concorrido do país.

Meu nome é Isabela, tenho 18 anos, sou de Piracicaba e acabo de passar em primeiro lugar em Medicina na USP-Ribeirão Preto. É um sonho se tornando realidade, mas não foi nada fácil. Consegui passar no meio de uma pandemia, tendo que me adaptar a uma rotina completamente nova em casa, sem falar nos surtos de vestibulando que eu acho que todo mundo passa. É um orgulho muito grande, tanto que nem acreditei quando vi minha posição, mas isso com certeza foi fruto de muito estudo e dedicação.

Cresci estudando numa escola particular da minha cidade, o Colégio Luiz de Queiroz (aliás, o mesmo nome da unidade da USP que fica em Piracicaba), onde passei o ensino médio inteiro fazendo provas de vestibular para treinar e chegar aonde eu queria. No terceiro ano, quando finalmente chegou a hora de usar tudo que eu sabia… Não passei. Fiquei de fora por uns 2 pontos em todos os vestibulares, não fui nem para a segunda fase. Fiquei muito triste, chorei por um dia inteiro, mas lá no fundo eu sabia que ainda não era a hora, que eu não estava preparada pra passar.

Então, em 2020, entrei em um cursinho da minha cidade mesmo e comecei de novo. Não vou negar, foi um ano bem desgastante. O período do cursinho é muito cansativo, eram quase 15 horas de estudo todos os dias e a única coisa que salva, que seriam os amigos, eu não consegui ter. A pandemia começou com menos de um mês de aulas e eu mal tive contato com os outros alunos. 

Continua após a publicidade

Mas, querendo ou não, a gente acaba achando algo positivo nesse tempo. Depois de tanto estudo, é muito legal a sensação de finalmente aprender algo que você não sabia antes, conseguir resolver um exercício de Física que antes você não entendia, se superar a cada momento… Essas pequenas vitórias do dia a dia foram muito gratificantes e fazem valer a pena. Se não fosse por isso e pelo apoio da minha família, que ficou do meu lado o ano todo, eu teria pirado.

Hoje, olhando para trás, vejo que realmente não estava pronta quando prestei pela primeira vez. Eu era desorganizada, só estudava para as matérias de que gostava e tinha horários muito diferentes. Se eu pudesse falar comigo mesma naquela época, a dica mais valiosa que eu daria é: tenha uma rotina mais regrada e seja disciplinada. 

Em 2020, aprendi a ter um horário pra tudo, até mesmo pra acordar, relaxar, assistir TV… Eu fazia exatamente as mesmas coisas sempre, era muito metódica. Passei a fazer muitas provas antigas que achava na internet, muitos exercícios, mas sempre com horário fixo. Parece chato, mas era essa regularidade que ajudava, porque eu sempre sabia o que eu tinha que fazer. Se você não se organiza, não tem um horário pra cada coisa, acaba se sentindo perdido. É tudo uma questão de ter calma e dar tempo ao tempo. É natural que, no começo, pareça que você não vai entender nada, mas é um processo. 

Continua após a publicidade

Agora, começa uma nova etapa pra mim. É muito esquisito pensar que vai ser à distância nesse início, que vou perder as festas, o trote, a integração, que são tão famosos na USP, mas estou curiosa para ver como vai ser. É o que sempre quis, então de qualquer forma, me sinto animada e pronta pra viver tudo isso.

É só esperar: minhas aulas começam no próximo dia 12, daqui a algumas semanas. E o que vou fazer nesse tempo? A resposta é simples: nada. Nada mesmo. Vou ver minhas séries, fazer algum exercício físico, descansar muuuito. Vou aproveitar esse gostinho de vitória e me preparar para o resto da caminhada. Tá só começando. 🙂

+ Quero Bolsa | Procurando por Bolsas de Estudo para graduação, pós-graduação ou técnico?! Garanta uma Bolsa de Estudo de Até 75% nas Mensalidades. Saiba mais!

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
Publicidade
‘Passei em 1º lugar em Medicina na USP-RP no meio da pandemia’ 😱
Universidades
‘Passei em 1º lugar em Medicina na USP-RP no meio da pandemia’ 😱
Isabela Nardo conta tudo que aprendeu em 2020, que a fez realizar o sonho de entrar na USP

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.