Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Prazo para pedido de isenção no vestibular da Unicamp acaba hoje (13)

Esse ano, o benefício foi estendido para candidatos de todo o Brasil

Por Taís Ilhéu 13 Maio 2019, 14h51

Depois de ter sido prorrogado em uma semana, o prazo para pedido de isenção no vestibular da Unicamp acaba nesta segunda (13). Pela primeira vez, podem solicitar o benefício pessoas de todos os estados do Brasil.

Além disso, a partir dessa edição não é mais necessário enviar os documentos comprobatórios pelos Correios. O candidato deverá escaneá-los e anexá-los. A Comvest (Comissão Permanente para os vestibulares), responsável pela elaboração e aplicação do vestibular da Unicamp, disponibilizou um passo a passo de como anexar a documentação. O formulário de inscrição para solicitar a isenção também deve ser preenchido no site da Comvest.

Modalidades

Para solicitar a isenção no vestibular, o candidato deve se encaixar em alguma das seguintes modalidades:

Além disso, é preciso cumprir dois pré-requisitos. O primeiro deles, válido para as três modalidades, é já ter concluído o Ensino Médio ou ter previsão de conclusão em 2019. O segundo é ter cursado todo o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, mas ele não se aplica aos candidatos da terceira modalidade.

Para a primeira modalidade, caso o candidato não tenha como comprovar renda por meio de carteira de trabalho – seja por desemprego, trabalhos informais ou outros – ele deverá preencher uma das declarações disponibilizadas no site.

Oferta

De acordo com a Comvest, até 6.680 inscritos podem ser contemplados na primeira modalidade, voltada a famílias de baixa renda. Na segunda, para funcionários da Unicamp/Funcamp, serão ofertadas 100 isenções, e na terceira, para quem se candidatar aos cursos de licenciatura no período noturno, as vagas são ilimitadas.

Resultado e próximas datas

A lista dos contemplados com a isenção será divulgada no dia 24 de julho. Além da lista, os candidatos receberão por e-mail um comunicado com o aviso de que foram beneficiados. Assim como acontece no Enem, o candidato contemplado não estará automaticamente inscrito no vestibular, ele precisa realizar a inscrição inserindo o “código de isento” que receberá. O calendário com a data das inscrições e das provas deve ser divulgado ainda em abril.

Continua após a publicidade
Publicidade