logo-ge

Segunda fase da Unicamp termina nesta terça-feira (16)

Candidatos enfrentarão última prova, que traz questões de química, física e biologia

Writing hands.

A segunda fase do vestibular 2017 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) termina nesta terça-feira (17). O terceiro dia de provas trará questões de biologia, química e física para 15.390 candidatos aprovados. A prova tem início às 13h em 18 cidades paulistas, com duração de 4 horas.

Ontem (16), os estudantes fizeram as provas de história, geografia e matemática. No domingo (15), enfrentaram a prova de literatura, português e redação. As questões são iguais para todos os candidatos, independentemente do curso escolhido.

O que você pode levar
Documento oficial com foto (RG ou equivalente) – obrigatório
Foto 3×4 (apenas no primeiro dia) – obrigatório
Caneta preta em material transparente, lápis preto, borracha, régua transparente e compasso
Relógio analógico
O que você não pode levar
Aparelhos celulares e eletrônicos quaisquer
Relógios digitais
Corretivo, lapiseira, caneta marca texto, bandana, lenço, boné, chapéu

A taxa de abstenção nos dois primeiros dia manteve-se em 10%, menor número das últimas seis edições do vestibular da Unicamp.

Primeiro e segundo dias

No primeiro dia, os estudantes realizaram a prova de português, literatura e redação. As questões mantiveram o nível tradicional de dificuldade, mas o destaque ficou para as redações, consideradas mais fáceis pelos professores“Essa é uma boa notícia para os estudantes”, afirma o professor Eduardo Calbucci, supervisor de língua portuguesa do Anglo Vestibulares.

Como a Unicamp cobra diferentes gêneros textuais para suas redações, é sempre imprevisível o grau de dificuldade dos textos. “Este ano, eles repetiram gêneros já cobrados. O aluno bem preparado, que tenha estudado provas anteriores, podem ter encontrado um grau de dificuldade menor”, explica.

Já no segundo dia, com prova de história, geografia e matemática, o destaque ficou para as questões de históriamais difíceis e inovativas do que as outras. “A prova de história foi bastante atual, trazendo temas como a situação dos refugiados”, explica o professor Antunes Rafael, coordenador pedagógico do cursinho Oficina do Estudante. “Apresentou alguns questionamentos, como em uma questão que trouxe um viés diferente sobre a colonização.”

Para Paulo Moraes, diretor de ensino do Anglo Vestibulares, a questão sobre o México foi uma das mais complexas: “Pediam que o aluno explicasse o contexto político do México em 1968, o que é bastante específico”, diz.

Próximas datas

A primeira chamada será divulgada no dia 13 de fevereiro. Veja o calendário completo:

Próximas datas Unicamp
Provas de habilidades específicas 23 a 26/1
Divulgação da primeira chamada 13/2
Matrícula da primeira chamada 14 e 15/2
Divulgação da segunda chamada 17/2
Matrícula da segunda chamada 21/2