Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Unicamp 2021: como foi o primeiro dia da segunda fase

Com muita interpretação e temática atual, a prova seguiu a tradição da Comvest

Por Juliana Morales Atualizado em 8 fev 2021, 23h41 - Publicado em 8 fev 2021, 21h09

A prova da Unicamp 2021, nesta segunda-feira, teve menor índice de abstenção de um primeiro dia de segunda fase nos últimos dez anos. De acordo com Eduardo Calbucci, professor do Curso Anglo, a avaliação foi parecida com a primeira fase em relação aos assuntos dos textos e aos conteúdos cobrados. Já o nível de dificuldade foi superior à primeira etapa, como é de se esperar. As questões seguiram o modelo tradicional da Comvest, sem grandes surpresas.

Fábio Blanc, professor da Oficina do Estudante, observa que a Unicamp se mostrou, mais uma vez, atenta ao momento atual e às questões sociais. “Isso se reflete na elaboração dessas questões e dos temas muito atuais presentes nas provas”. Ele exemplifica: “Uma questão abordou  a ideia do Aldino Vilão, um personagem criado para ensinar de uma maneira descontraída e uma linguagem muito mais acessível os conhecimentos históricos”.

Amanda Ribeiro, coordenadora no Curso Poliedro Campinas, também destaca na parte de Português “uma ênfase grande para interpretação de textos bem atuais”, como o da Regina Casé sobre o capacitismo e outro que um que abordava o documentário O Dilema das Redes. Ela afirma que para responder as questões a interpretação era a competência mais importante.

  • Segundo o professor Fernando Marcílio, do Curso Anglo, a característica bem marcante da prova foi o teor da Literatura, que trouxe além de três questões sobre os livros da lista obrigatória, duas questões sobre poesia contemporânea brasileira. “Assim, deu-se a leitura literária um peso bastante interessante”, diz.

    A prova de Inglês era interdisciplinar, e conversou com conteúdos de História, ao falar do papel da mulher negra na representatividade histórica, e até com Química, em uma questão sobre microplástico, tratando como a temperatura dos oceanos e salinidade influenciam na liberação de resíduos químicos nos oceanos.

    Redação

    Os candidatos tiveram a opção de fazer um discurso político sobre a derrubada de estátuas ou um texto de entrada para um diário, no papel de um trabalhador que ficou exposto ao coronavírus. Ambas as propostas foram elogiadas por especialistas pela atualidade e relevância dos temas. Saiba mais sobre os temas nos links a seguir:

    Continua após a publicidade

    Proposta 1

    Proposta 2

    Segundo dia

    A segunda prova da segunda etapa, que acontece na terça-feira (9), os candidatos realizarão uma prova comum a todos os estudantes, composta por seis questões de Matemática, duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas e mais duas interdisciplinares de Ciências da Natureza. Além disso, farão provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso.

    Mais datas importantes

    11 e 12 de fevereiro: Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança

    10 de março: Divulgação da primeira chamada

    15 de março: Dia da matrícula online pela página eletrônica da Comvest

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

    Continua após a publicidade
    Publicidade