Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Unicamp 2022: segunda fase começa neste domingo com redação e português

Os 12.938 candidatos aprovados para a segunda fase concorrem a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação

Por Juliana Morales Atualizado em 9 jan 2022, 08h17 - Publicado em 8 jan 2022, 18h02

A segunda fase da Unicamp 2022 será realizada neste domingo (9) e na segunda-feira, 10 de fevereiro. Neste primeiro dia, os candidatos realizarão uma prova comum a todas as áreas, que será composta por uma redação – duas propostas de textos para que o candidato escolha uma delas -, oito questões de Língua Portuguesa e Literatura, mais duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa. Todas questões são dissertativas e os estudantes terão cinco horas para realizá-las.

Os portões fecham às 13h, mas a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) orienta que os candidatos cheguem aos locais de prova, antecipadamente, às 12h, para evitar aglomeração. Estão aprovados para fazer a segunda fase, 12.938 candidatos, que concorrem a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação da universidade de Campinas.

Locais de prova

A Comissão alerta que os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas, já que eles não serão necessariamente os mesmos onde o candidato realizou a primeira fase. Além dos locais, também há mudança de cidade, confira a seguir:

Quem fez a 1ª fase em Fará a 2ª fase em
Araçatuba Presidente Prudente
Barueri Osasco
Botucatu Bauru
Bragança Paulista Campinas
Franca Ribeirão Preto
Lorena São José dos Campos
Indaiatuba Campinas
Marília Bauru
Mogi das Cruzes Guarulhos
Santa Bárbara D’Oeste Piracicaba
São Bernardo do Campo Santo André
São João da Boa Vista Mogi Guaçu
Sumaré Campinas
Valinhos Campinas

 

+ Confira os protocolos de biossegurança de covid-19  da Unicamp 2022

O que o candidato deve levar para a prova

  • Álcool em gel;
  • Máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova;
  • Original do documento de identidade indicado na inscrição;
  • Canetas de cor preta em material transparente;
  • Lápis preto;
  • Borracha.

* Será permitido o uso de régua transparente e compasso.

Continua após a publicidade

Alimentação e roupa

É permitido levar água, sucos, doces, usar bermuda e roupas leves. Para se alimentar e se hidratar, os candidatos poderão fazê-lo na sala de aplicação. Atenção: fazer prova em jejum pode comprometer e muito seu rendimento. Vale a máxima de que saco vazio não para em pé. Faça uma refeição leve antes de ir.

É proibido

  • Aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos;
  • Relógios do tipo smartwatch;
  • Corretivo líquido;
  • Lapiseira;
  • Caneta marca texto;
  • Boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova.

* O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.

Segundo dia

Na segunda prova da segunda etapa, que acontece na segunda-feira (10), os candidatos realizarão um exame comum a todos os estudantes, composta por seis questões de Matemática, duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas e mais duas interdisciplinares de Ciências da Natureza. Além disso, farão provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso.

Mais datas importantes

As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2022, em Campinas. As informações de locais e horários específicos já estão disponíveis no site da Comvest.

A primeira chamada será divulgada dia 14 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula online (não presencial) entre os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, também pelo site.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade