Desta quinta (1º/8) até 6/9 estarão abertas as inscrições para o vestibular 2020 da Unicamp. Os estudantes interessados devem, nesse período, acessar o site da Comvest (comissão responsável pela aplicação do vestibular) e preencher a formulário de inscrição. Ao final, será gerado um boleto de R$ 170 referente à taxa do vestibular.
Mesmo os que foram contemplados com a isenção e não pagarão a taxa devem se inscrever no vestibular, usando o código de isento que receberam por e-mail. Neste ano, 6.680 candidatos foram contemplados.
Provas
A primeira fase do vestibular convencional da Unicamp acontecerá no dia 17/11, mas os candidatos que concorrem para o curso de Música farão as provas específicas antes disso, dos dias 9 a 16/9 e 13 e 14/10.
A segunda fase da Unicamp passou por mudanças nessa edição e será realizada apenas em dois dias, 12 e 13 de janeiro, e não mais em três como nas edições anteriores. Os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança) aplicarão os testes entre os dias 20 e 24 de janeiro.
A primeira chamada do vestibular será divulgada no dia 10 de fevereiro.
Outras formas de ingresso
Além do vestibular convencional, a Unicamp também oferece outras três formas de ingresso: o Vestibular Indígena, o Enem-Unicamp e as Vagas Olímpicas. Para o primeiro, só podem se inscrever aqueles que comprovem etnia indígena, e as inscrições ocorrerão entre os dias 2 e 30/9. Já o Enem-Unicamp é ofertado àqueles que optam por usar a nota do Enem para entrar na universidade, e terá as inscrições abertas do dia 15/10 a 14/11.
Já as Vagas Olímpicas, que passaram a ser oferecidas no ano passado, podem ser disputadas por medalhistas ou estudantes que apresentaram um ótimo rendimento em competições de conhecimento do Ensino Médio, como as olimpíadas de Matemática, Física, Química e Robótica, entre outras. No ano passado, foram oferecidas 90 vagas em 22 opções de curso.
Os editais dessas outras formas de ingresso ainda não foram divulgados.