Clique e assine GE Play por R$16,90

USP vai oferecer vagas para medalhistas em competições de ciências

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 13/9

Por Taís Ilhéu - 28 ago 2019, 10h45

A Universidade de São Paulo (USP) abriu nesta segunda (26) as inscrições para uma nova forma de ingresso nos cursos de graduação. Serão 113 vagas em 60 cursos destinadas a alunos medalhistas em competições de conhecimento como a Olimpíadas de Matemática, Física, Biologia, Química, Astronomia, Informática, Robótica e outras.

As vagas são especialmente para cursos de Engenharia e ciências exatas, mas há algumas opções em ciências humanas (como Gestão de Políticas Públicas, Design e Biblioteconomia) e ciências biológicas (como Farmácia, Ciências Biológicas e Ciências Biomédicas). Todos os cursos disponíveis e competições de conhecimento válidas estão disponíveis para consulta, e as inscrições para o processo devem ser feitas no site da Fuvest até o dia 13/9. 

O ingresso para medalhistas é exclusivo para estudantes brasileiros concluintes do Ensino Médio e que tenham obtido as medalhas há no máximo dois anos. O processo dispensa o vestibular e os participantes serão classificados de acordo com a medalha obtida na competição. Medalhas de bronze em competições nacionais, por exemplo, valem um ponto no sistema de notas que será aplicado pela banca avaliadora da universidade. Já uma medalha de ouro em uma competição internacional, a mais bem pontuada, corresponde a 6 pontos. Cada curso exigirá uma pontuação mínima, que varia de 1 a 5 pontos. A tabela de pontuação também foi disponibilizada pela USP. 

A lista dos selecionados será divulgada no site da Fuvest até 30/9, e as inscrições poderão ser feitas virtualmente nos dias 20 e 21/1/2020. Além das 113 vagas para essa nova modalidade, a USP ofertará outras 8.317 por seu vestibular tradicional da Fuvest e 2.830 pelo Sisu, para estudantes que pretendem ingressar com a nota do Enem.

Continua após a publicidade
Publicidade