Veja o que levar para cada prova de habilidades específicas da Fuvest
Para as avaliações das competências específicas de Música, Artes Cênicas e Artes Visuais é preciso levar alguns materiais extras. Listamos todos aqui!
As provas de habilidades específicas da Fuvest 2024 acontecem entre os dias 11 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024. Diferentemente da primeira e da segunda fase do vestibular, elas não são um requisito a todos os candidatos: são aplicadas apenas aos que prestam para Música, Artes Cênicas e Artes Visuais. A função destas provas é ser uma avaliação extra, que teste algumas habilidades específicas. Por isso, para a realização das provas, também são necessários alguns materiais específicos.
Listamos tudo o que você precisa levar para cada uma das provas – e o melhor, já com dicas de compra! É só clicar em cima de cada item para visualizar as indicações.
+ Fuvest: 6 coisas que você precisa saber antes da segunda fase
Mas preste atenção: estes são os materiais exigidos nas provas de habilidades específicas.
Para a segunda fase, que acontece nos dias 17 e 18 de dezembro, o candidato só precisa levar:
- Documento original de identidade com foto;
- Caneta esferográfica de tinta azul ou preta;
- Lápis ou lapiseira;
- Borracha;
- Apontador;
- Régua transparente.
Prova de habilidade específica de Artes Cênicas
+ 6 livros para quem quer estudar Artes Cênicas
Para os vestibulandos que prestarão a prova de habilidades específicas de Artes Cênicas, é preciso levar consigo, além do documento, somente objetos necessários para responder à prova escrita. Sendo assim:
A prova escrita ocorre já no primeiro dia de avaliações. De acordo com o Manual do Candidato, é cobrada do candidato a produção de um texto que “articule as referências bibliográficas propostas para a prova, refletindo sobre as questões apresentadas no enunciado”.
O recomendado é usar roupas leves, que sejam leves e permitam o candidato a realizar movimentos sem dificuldades.
Prova de habilidade específica de Música
+ Sonha em trabalhar com música? Confira 5 áreas de atuação
Os futuros músicos que prestam para o vestibular de Música na Universidade de São Paulo não fazem nenhuma atividade escrita em suas provas de habilidades específicas. A avaliação, inclusive, não é presencial. Para esta etapa, o candidato deve gravar um vídeo manuseando o instrumento que indicou durante o ato de inscrição e realizar o upload na Área do Candidato nas datas especificadas pela banca.
Para o curso de licenciatura em música, por exemplo, são quatro vídeos, incluindo uma performance e uma leitura musical.
Prova de habilidade específica de Artes Visuais
+ As carreiras que você pode seguir com Artes Visuais
Já para os candidatos que sonham com uma vaga no curso de Artes Visuais, a lista de materiais específicos é, naturalmente, a mais extensa. Afinal, espera-se que o candidato mostre seus talentos artísticos durante a avaliação prática. Soma-se, assim, ao documento original com foto:
- Lápis (grafite H, 2B, 4B ou 6B);
- Lápis de cor;
- Borracha;
- Apontador;
- Caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
A parte prática da prova se junta à parte escrita. Esta, por sua vez, avalia do candidato a capacidade de expressar por meio da escrita os seus conhecimentos relacionados à arte. No Manual do Candidato, o estudante pode conferir a lista de leituras sugeridas para a realização da prova, entre elas o ensaio “Abraçar a mudança: o ensino num mundo multicultural”, da autora bell hooks.
*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon e recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A seleção de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação desta matéria.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.