logo-ge

Websérie Como Estudar Fora: Japão

Dos certificados de proficiência às modalidades de bolsas, tiramos todas as suas dúvidas neste episódio!

O terceiro episódio da websérie “Como Estudar Fora” já está disponível! Depois de apresentarmos os procedimentos para estudar no Canadá e na Alemanha, é hora de voar um pouquinho mais longe e falar do Japão. O país é um dos destinos que mais gera dúvidas nos intercambistas, já que existem poucas informações a respeito e as diferenças culturais são bem maiores comparadas às países ocidentais. 

Pensando nisso, nesse vídeo contamos com a ajuda de uma assessora do Consulado Geral do Japão em São Paulo para responder às principais dúvidas sobre visto, processos seletivos e os tão temidos certificados de proficiência no idioma. Para quem estuda na área de exatas ou biológicas o cenário é mais animador: muitas universidades oferecem a possibilidade de participar do processo seletivo em inglês. Já o pessoal de humanas talvez precise de alguns anos de aulas de japonês antes de embarcar: todas as etapas são no idioma do país e é preciso comprovar algum domínio. 

Mas fique tranquilo, ninguém precisa se tornar um expert em japonês para estudar por lá. Ao chegar no país, os alunos de graduação terão um ano de estudos do idioma antes de efetivamente começar o curso de escolha. Além disso, nada melhor do que conviver com o idioma e a cultura todos os dias para se integrar, certo?

A websérie “Como Estudar Fora” é uma parceria do GUIA DO ESTUDANTE com a Fundação Estudar e ao longo dos próximos meses ainda falaremos de outros destinos mais procurados por estudantes brasileiros. Novos episódios são lançados a cada duas semanas, fique de olho!