Uma das principais dicas para se dar bem no vestibular é ficar atento ao noticiário. As famosas atualidades podem aparecer tanto como pano de fundo nas questões quanto ser o repertório perfeito na hora de criar um bom argumento para a sua redação. Acompanhar as notícias é importante tanto para os estudos quanto para o próprio exercício da cidadania.
Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE lança toda sexta-feira um resumo de cinco acontecimentos relevantes da semana. Confira abaixo!
1 – Morre Rainha Elizabeth II aos 96 anos
A monarca mais longeva da história do Reino Unido faleceu nesta quinta-feira (8). Elizabeth II estava à frente do Reino Unido e dos países da Commonwealth desde 1952. Em julho deste ano a rainha comemorou o Jubileu de Platina, que marcaram 70 anos de reinado.
Conheça um pouco da história da família real e, de quebra, do Reino Unido nesta reportagem do GUIA DO ESTUDANTE.
2 – Bolsonaro usa comemorações do 7 de setembro como comício
Com dois discursos, o primeiro em Brasília e o segundo no Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro usou as comemorações dos 200 anos da independência do Brasil para fazer campanha eleitoral. Procuradores da Justiça Eleitoral, ouvidos pela CNN, avaliam que o Bolsonaro pode eventualmente responder por abuso de poder político e econômico, já que não é permitido realizar comício usando dinheiro público.
Além do problema jurídico, historiadores e especialistas também criticaram que o presidente ignorou o contexto histórico das comemorações. O processo que levou ao grito da Independência é um episódio de suma importância na história do país (e que aparece nos vestibulares). Por isso, acesse esta reportagem aqui para se aprofundar e entender as discussões que rondam o tema.
3 – No bicentenário da Independência, Museu do Ipiranga reabre em São Paulo
Fechado para visitas desde 2013, o monumento foi aberto para o público geral na quinta-feira (8). A visita já pode ser feita mediante agendamento pelo site do Sympla.
O Museu do Ipiranga, oficialmente chamado Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), foi construído entre 1885 e 1890, com a ideia original de ser um monumento à Independência. Em 1895, no entanto, tornou-se a sede do Museu do Estado, sendo o museu público mais antigo de São Paulo.
O GUIA DO ESTUDANTE, que foi até lá antes da abertura oficial, explica os detalhes sobre a restauração (que, spoiler, ficou incrível) e sobre as exposições que farão parte do monumento. Confira aqui.
4 – Relatório da ONU mostra retrocesso no desenvolvimento da humanidade por causa da covid-19
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Índice de Desenvolvimento Humano caiu de maneira consecutiva entre 2020 e 2021, pela primeira vez desde sua criação há 30 anos. O documento também apresentou o ranking de desenvolvimento humano, no qual o Brasil caiu da 84ª para a 87ª posição.
O retrocesso, segundo o relatório, se dá por uma série de crises, principalmente a pandemia de covid. Além de medir a expectativa de vida e o parâmetro de vida dos países diante desse cenário, o índice mostrou uma piora no nível de educação.
O cenário é preocupante, como mostra este texto do GUIA DO ESTUDANTE sobre os impactos da pandemia na alfabetização de crianças. Segundo um levantamento ONG Todos Pela Educação, o Brasil atingiu a maior taxa de crianças não alfabetizadas dos últimos 10 anos. Negros e pobres foram os mais afetados.
5 – Chile rejeita nova Constituição
No último domingo (4), os chilenos rejeitaram por ampla margem (62%) a proposta da nova Constituição. Portanto, a Carta de 1980, imposta pelo então ditador Augusto Pinochet, permanecerá em vigor.
Este plebiscito foi uma resposta a uma onda de manifestações que tomou o Chile em 2019. Diante dos atos políticos nas ruas, o governo decidiu fazer uma votação sobre uma nova Assembleia Constituinte. No ano seguinte, ficou decidido que a maioria do país queria criar uma nova Constituição. Em 2021, foram eleitos os constituintes para redigir o texto que, no fim, não gerou o consenso esperado.
Nesta reportagem do GUIA DO ESTUDANTE, te explicamos com mais detalhes os principais pontos que culminaram nestes últimos acontecimentos no Chile.
Dica da semana: estudar menos matérias faz você evoluir mais rápido
A especialista em técnicas de estudo e colunista do GUIA DO ESTUDANTE, Susane Ribeiro, dá a deixa: distribuir um tempo equivalente de estudo para todas as matérias pode ser furada. O melhor, segundo ela, é dedicar um tempo maior para 3 ou 4 disciplinas.
Para entender como priorizar as matérias da maneira mais inteligente e assertiva, confira aqui o texto completo da especialista.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.