Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Democracia: apps e sites para monitorar o seu candidato após as eleições

Não é só de voto que vive uma democracia!

Por Giulia Gianolla Atualizado em 18 dez 2020, 10h28 - Publicado em 16 dez 2020, 18h11

A participação política faz parte dos deveres e direitos de todo cidadão. Isso não significa apenas votar a cada dois anos e prestar atenção nos dez minutos de campanha do seu candidato no horário eleitoral. Um outro ponto importante é acompanhar as ações do seu candidato e estar informado sobre as decisões e mudanças na sua região. Afinal, a democracia parte da ideia de que o governo é do povo, então nada mais justo do que participar da política da sua cidade, Estado e país, não?

Mas se você imagina que é complicado ou demorado demais fazer tudo isso, GUIA apresenta sugestões de sites e aplicativos que tornam a participação política mais simples. Dê uma olhada.

Rosie da Serenata do Amor

Rosie
Twitter/Divulgação

Essa primeira sugestão já serve pra você ficar atento para as próximas eleições, já que é voltada para os deputados federais e senadores. Sim, aqueles candidatos que você escolheu em 2018, lembra? A Rosie é um robô da Operação Serenata de Amor. Essa inteligência artificial é capaz de analisar os gastos reembolsados pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), de deputados federais e senadores, identificando suspeitas e incentivando a população a questioná-los.

Seguindo o perfil da Rosie no Twitter, você já recebe informações sobre gastos suspeitos e pode acessar mais detalhes no link que vem atrelado a cada tweet.

Site da câmara municipal

No site da maioria das câmaras municipais é possível verificar quais foram as últimas discussões, votações e audiências públicas da sua cidade, além de assistir a sessões plenárias ao vivo. Por lá você também pode acompanhar os prazos de cada projeto, as pautas das sessões, a presença dos vereadores, todos os Projetos de Lei em tramitação e o registro de todas as votações. Dá até pra enviar sugestões!

Colab

Colab
Colab/Reprodução

Passou por uma rua mal cuidada ou viu alguma irregularidade que a sua prefeitura pode resolver? No aplicativo Colab você pode publicar uma foto com a descrição do que está errado e a sua Prefeitura pode entrar em contato e resolver o problema. Quando você postar, vai receber um e-mail informando se a Prefeitura da sua cidade usa o sistema. Caso sim, a sua demanda será encaminhada para o setor responsável e você terá as respostas diretamente pelo app até a resolução. 

Continua após a publicidade

Também é possível avaliar serviços, dar sugestões e participar de consultas públicas. Desde votar em rotas de ônibus da sua cidade até escolher a banda que tocará na festa de fim de ano, dá pra fazer tudo isso pelo celular, sem precisar ir a uma assembleia.

Disponível para iOS e Android

  • Redes sociais

    Não adianta negar, você passa pelo menos meia hora por dia no seu celular, não é mesmo? E, por isso, o jeito mais fácil de acompanhar o seu candidato quando ele é eleito é por meio das redes sociais dele. Siga o perfil do seu prefeito no Twitter, no Instagram e no Facebook e escolha alguns vereadores para acompanhar também – afinal, tem Câmara com mais de 50 vereadores, então não dá pra ficar a par de todos eles sempre, né?

    Fique atento também aos perfis oficiais da Prefeitura e da Câmara do seu município. É por lá que você fica sabendo do que está rolando no dia a dia dos vereadores e prefeitos eleitos.

    E essa tática serve até pra quem não muita motivação ou tempo para acompanhar uma audiência inteira. Uma pequena participação é melhor do que nenhuma participação, não é mesmo? Basta rolar o feed e ver as publicações de quem você segue. 😉 

    Mas, vem cá, você usa outros aplicativos ou sites para acompanhar o seu candidato após as eleições? Comente nas redes sociais do GUIA.

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

    Continua após a publicidade
    Publicidade