Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

O que é genocídio e 6 vezes em que ele já aconteceu na História

O termo voltou ao debate com o conflito entre Israel e Palestina. Conheça a história de povos que foram vítimas de extermínio ao longo dos séculos

Por Redação
Atualizado em 7 abr 2024, 18h41 - Publicado em 6 mar 2024, 19h00

“Destruição total ou parcial de um grupo étnico, de uma raça ou religião através de métodos cruéis”. É assim que o dicionário Michaelis define genocídio, palavra que ganhou os noticiários e até o discurso de líderes políticos com a escalada do conflito entre Israel e Palestina. Essa prática, que já exterminou milhões de pessoas, não é algo isolado de determinada região ou época, e já aconteceu em diferentes sociedades ao longo dos séculos.

Por isso, o GUIA DO ESTUDANTE reuniu seis momentos da história em que grupos foram alvo de genocídios. Confira abaixo.

Armênia 

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Armênia fazia parte do Império Otomano, que tinha a Turquia como figura central. Com o pretexto de que os armênios estavam mais próximos da Rússia durante o conflito e que isso seria uma ameaça à segurança nacional, o governo turco perseguiu, deportou, torturou e assassinou diversos membros da cultura armênia.

Em 2021, 32 países reconheceram formalmente o ocorrido, mas até hoje a Turquia nega a existência do genocídio.  

Continua após a publicidade

Holodomor 

Em ucraniano, “holodomor” significa “matar pela fome”. E foi isso que ocorreu no conflito entre Ucrânia e a União Soviética entre 1932 e 1933, durante o governo de Joseph Stalin. A ideia foi gerar fome e miséria entre os ucranianos, e isso foi possível porque a Rússia comandava a circulação de produtos e alimentos na região. 

Como os dados e arquivos da época do stalinismo são poucos, não é possível afirmar com exatidão o números de mortos por desnutrição. Mas a estimativa é que, com o corte do fluxo de pães e grãos, cerca de 2,4 milhões de pessoas tenham morrido. 

+ Rússia e Ucrânia: 4 pontos centrais para entender a crise atual

Continua após a publicidade

Holocausto

Quando a Alemanha estava sob o comando de Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial, estima-se que dois terços da população judaica tenha sido exterminada pelos nazistas. Esse genocídio ficou conhecido como holocausto.

E não foi apenas os judeus que foram perseguidos e mortos na época: os nazistas tentaram eliminar outros grupos, como ciganos, negros, pessoas de origem polonesa, comunistas, anarquistas, árabes e LGBTs. 

+ O que foi o nazismo?

Continua após a publicidade

Curdos

Os curdos são a maior população apátrida do mundo, ou seja, que não possui um território próprio, e se dividem principalmente em quatro territórios: Turquia, Síria, Irã e Iraque. Mas certas regiões ocupadas por eles, como Kirkuk, são ricas em petróleo, o que acabou gerando uma série de ataques do governo do Iraque.

Apenas entre 1975 e 1978, mais de 200 mil pessoas curdas tiveram que fugir de zonas de guerra no país e, em 1988, a operação iraquiana “Pilhagem de Guerra” destruiu mais de duas mil aldeias curdas e fez cem mil vítimas sob o comando de Saddam Hussein. 

Camboja

Entre 1975 e 1979, o ditador Pol Pot queria tornar o Camboja uma república agrária socialista e, para isso, realizou uma série de massacres e perseguições. A estimativa é que dois milhões de pessoas tenham sido mortas na época. 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Durante o período, minorias étnicas, como vietnamitas, chineses, tailandeses e muçulmanos eram alvos. Para se ter uma ideia, chineses foram proibidos de viver no país e muçulmanos eram obrigados a comer carne de porco.  

Ruanda

Cem dias de massacre, 800 mil mortos. Esses são os números do genocídio em Ruanda, em 1990, quando o país entrou em uma guerra civil. Por conta de conflitos étnicos e políticos, extremistas étnicos hutus exterminaram milhares de pessoas da minoria tutsi.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
O que é genocídio e 6 vezes em que ele já aconteceu na História
Atualidades
O que é genocídio e 6 vezes em que ele já aconteceu na História
O termo voltou ao debate com o conflito entre Israel e Palestina. Conheça a história de povos que foram vítimas de extermínio ao longo dos séculos

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.