Plano de estudos de Química – 6 meses
O professor de Química do Poliedro Johann Augusto Yamamoto de Souza montou um plano de estudos de seis meses com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo jeito de criar uma rotina e saber quais assuntos merecem mais sua atenção. Confira!
Semana 1 – Ligações químicas
O que mais cai: Ligações iônicas, covalentes e metálicas;
Estilo de questão: Questões contendo descrições ou a fórmula estrutural da molécula, de forma contextualizada;
Estratégia de prova: Analisar quais átomos estão presentes e relacionar com as suas tendências de formar ligações químicas.
Confira a videoaula sobre ligações químicas
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 2 – Reações químicas
O que mais cai: Reações envolvendo reagentes do cotidiano;
Estilo de questão: Questões com textos sobre reações do cotidiano;
Estratégia de prova: Analisar com calma qual é a mudança que está acontecendo na reação e classificá-la de acordo.
Confira a videoaula sobre reações químicas
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 3 – Cálculos estequiométricos
O que mais cai: Cálculo estequiométrico envolvendo massa e quantidade de matéria;
Estilo de questão: Questões longas que já fornecem a reação pronta e em seus cálculos também envolvem pureza e rendimento;
Estratégia de prova: Analisar quais são os dados fornecidos no enunciado e usar as transformações de unidade com a quantidade de matéria (mol) e a reação como referência.
Confira a videoaula sobre cálculo estequiométrico
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 4 – Substâncias inorgânicas
O que mais cai: Funções inorgânicas de substâncias do cotidiano;
Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas abordando situações do cotidiano que requerem um conhecimento químico para seu entendimento;
Estratégia de prova: Analisar a que função inorgânica as moléculas fornecidas pelo enunciado pertencem e selecionar a que melhor se encaixa.
Confira a videoaula sobre substâncias inorgânicas
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 5 – Compostos orgânicos
O que mais cai: Nomenclatura, fórmulas estruturais, moleculares e em bastão;
Estilo de questão: Enunciado fornece uma descrição da molécula e pergunta qual molécula das alternativas se encaixa ou fornece uma molécula e pede sua classificação;
Estratégia de prova: Destacar as características importantes fornecidas no enunciado e analisar quais alternativas se encaixam.
Confira a videoaula sobre compostos orgânicos
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 6 – Termoquímica
O que mais cai: Reações envolvendo variação de entalpia;
Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas contendo reações que envolvem troca de calor com o meio externo;
Estratégia de prova: Leia o comando, determine se a questão envolve Lei de Hess, energia de ligação, entalpia de formação ou de combustão, monte o que é pedido.
Confira a videoaula sobre termoquímica
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 7 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias
Semana 8 – Energia nuclear e radioatividade
O que mais cai: Classificação das reações, decaimentos radioativos e meia-vida;
Estilo de questão: Questões contextualizadas sobre classificação de reações nucleares, identificação de partículas radioativas ou meia-vida;
Estratégia de prova: Identifique o comando, se necessário monte as reações com os números de massa e atômicos balanceados e identifique o tipo de reação. Se for um exercício de meia vida, tentar localizar no enunciado o tempo de meia-vida, o número de períodos e a variação do tempo.
Confira a videoaula sobre energia nuclear e radioatividade
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 9 – Forças intermoleculares
O que mais cai: Ligação de hidrogênio, interação íon-dipolo e Van der Waals;
Estilo de questão: Questões longas e contextualizadas, principalmente abordando o cotidiano, que requerem a identificação das forças intermoleculares;
Estratégia de prova: Analisar com calma as moléculas fornecidas pelo enunciado e a partir disso determinar o tipo de interação(ões) que essas moléculas podem realizar.
Confira a videoaula sobre forças intermoleculares
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 10 – Concentração de soluções
O que mais cai: Concentrações de substâncias de uso cotidiano;
Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas que relacionam as concentrações em diferentes unidades;
Estratégia de prova: Analisar quais são os dados fornecidos no enunciado e usar as transformações de unidade usando a quantidade de matéria (mol) ou massa e como estas se relacionam com o volume.
Confira a videoaula sobre concentração de soluções
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 11 – Funções orgânicas
O que mais cai: Concentrações de substâncias de uso cotidiano;
Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas que relacionam as concentrações em diferentes unidades;
Estratégia de prova: Analisar quais são os dados fornecidos no enunciado e usar as transformações de unidade usando a quantidade de matéria (mol) ou massa e como estas se relacionam com o volume.
Confira a videoaula sobre funções orgânicas
Semana 12 – Propriedades coligativas das soluções
O que mais cai: Identificação de funções;
Estilo de questão: Questões curtas contendo moléculas na forma de bastão pedindo a identificação da função ou solicitando que o vestibulando escolha a molécula que se encaixa nessa função;
Estratégia de prova: Ler o comando e analisar na molécula quais são os átomos que não são carbono e hidrogênio e identificar a função presente na molécula.
Confira a videoaula sobre propriedades coligativas das soluções
Semana 13 – Cinética química
O que mais cai: Ebulioscopia, crioscopia e osmose;
Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas relacionando ponto de fusão e ebulição de soluções;
Estratégia de prova: Identificar o comando, comparar concentrações diferentes ou solutos diferentes e justificar o comportamento.
Confira a videoaula sobre cinética química
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 14 – Isomeria plana
O que mais cai: Moléculas com a mesma fórmula molecular e estrutura diferente;
Estilo de questão: Questões pedindo a identificação de moléculas orgânicas isômeras, ou diferenciação entre isômeros;
Estratégia de prova: Ler o comando, analisar as moléculas fornecidas, verificar suas fórmulas moleculares para garantir que são isômeros e analisar suas diferençar para saber o tipo de isomeria.
Confira a videoaula sobre isomeria plana
Semana 15 – pH e pOH
O que mais cai: Acidez ou basicidade de substâncias;
Estilo de questão: Questões contextualizadas que envolvem conhecimentos de concentração e pH;
Estratégia de prova: Identificar os dados do enuciado que devem ser utilizados para chegar no comando da questão, e aplicar a fórmula do cálculo do pH ou pOH.
Confira a videoaula sobre pH e pOH
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 16 – Reações orgânicas
O que mais cai: Reações envolvendo moléculas orgânicas;
Estilo de questão: Questões curtas e contextualizadas que trazem uma molécula ou uma reação orgânica como modelo;
Estratégia de prova: Se o exercício fornecer reação, identificar na reação fornecida quais são as mudanças nas moléculas apresentadas pelo modelo e aplicar para molécula pedida. Se o exercício pedir a reação, analisar a molécula fornecida (principalmente sua função orgânica) e relembrar que tipo de reação que essa molécula pode estar envolvida.
Confira a videoaula sobre reações orgânicas
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 17 – Oxidorredução
O que mais cai: Reações que envolvem mudança do número de oxidação;
Estilo de questão: Questões curtas que trazem processos (reações ou esquemas) que envolvem mudanças no número de oxidação;
Estratégia de prova: Identificar o número de oxidação em todos os átomos das moléculas envolvidas na reação e achar a mudança entre os reagentes e os produtos.
Confira a videoaula sobre oxidorredução
Semana 18 – Eletroquímica: pilhas
O que mais cai: Processos eletrolíticos espontâneos;
Estilo de questão: Questões curtas que trazem um esquema ou a descrição de uma pilha, um processo eletrolítico espontâneo;
Estratégia de prova: Analisar o processo descrito no enunciado, identificar as espécies que estão reduzindo e oxidando a partir do número de oxidação (NOX) dos reagentes e produtos e se o processo é espontâneo (ΔV positivo) e localizar o cátodo, ânodo e fluxo de elétrons.
Confira a videoaula sobre eletroquímica: pilhas
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 19 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias
Semana 20 – Equilíbrio químico
O que mais cai: Sistema aquosos e gasosos com equilíbrios moleculares;
Estilo de questão: Questões curtas que apresentam sistemas com equilíbrio molecular;
Estratégia de prova: Analisar a reação fornecida pelo enunciado e montar o equilíbrio, se necessário montar uma tabela de início, reage/forma e final e usar a fórmula da constante do equilíbrio.
Confira a videoaula sobre equilíbrio químico
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 21 – Equilíbrio químico II
O que mais cai: Sistema aquosos com equilíbrios iônicos;
Estilo de questão: Questões curtas que apresentam sistemas com equilíbrio iônico;
Estratégia de prova: Analisar a reação fornecida pelo enunciado e montar o equilíbrio, se necessário montar uma tabela de início, reage/forma e final e usar a fórmula da constante do equilíbrio.
Confira a videoaula sobre equilíbrio químico II
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 22 – Eletrólise
O que mais cai: Processos eletrolíticos não espontâneos;
Estilo de questão: Questões curtas que trazem um esquema ou a descrição de uma eletrólise, um processo eletrolítico não espontâneo;
Estratégia de prova: Analisar o processo descrito no enunciado, identificar as espécies que estão reduzindo e oxidando a partir da fila de facilidade de descarga e identificar os produtos da eletrólise.
Confira a videoaula sobre eletrólise
Semana 23 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias
Semana 24 – Química e poluição
O que mais cai: Chuva ácida, combustíveis renováveis e não renováveis;
Estilo de questão: As questões fornecem dados sobre os problemas ambientais;
Estratégia de prova: Analisar o texto com calma e identificar o quais substâncias podem causar impactos ambientais.
Confira a videoaula sobre química e poluição
Confira também o resumo sobre o tema
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