Cerca de 580 estudantes foram impossibilitados de fazer o Enem 2021
Operação policial e falha de conexão impediram que candidatos do Rio de Janeiro e Pernambuco fizessem a prova. Coletiva do Inep será na segunda-feira (29)
Cerca de 580 candidatos não tiveram a chance de realizar o Enem 2021 por ocorrências nos locais de provas. Uma operação policial no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo (RJ), no último fim de semana, e uma falha de conectividade em Petrolina (PE), neste domingo (28), impossibilitaram a participação dos estudantes.
Complexo do Salgueiro
Cerca de 500 candidatos foram afetados pela operação policial no Complexo do Salgueiro que terminou com 9 mortes. Segundo apuração do G1 feita com moradores da região, a circulação dos ônibus no local estava prejudicada e os candidatos decidiram não sair de casa. No domingo (28), o Inep anunciou os estudantes podem pedir a reaplicação.
Os inscritos no Enem 2021 que tiveram sua participação no exame afetada pela operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), no dia 21 de novembro, terão seus direitos garantidos e poderão solicitar a reaplicação da prova. [1/2]
— Inep (@inep_oficial) November 28, 2021
Continua após a publicidade
Falha de conexão
Em Petrolina, uma falha técnica de conectividade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano impossibilitou a realização da segunda prova do Enem Digital para os 76 candidatos presentes. O Inep também anunciou a possibilidade de pedido de reaplicação da prova:
O Inep informa que uma falha técnica de conectividade ocorrida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, em Petrolina (PE), neste domingo, 28 de novembro, impossibilitou a realização da VERSÃO DIGITAL do Enem 2021 no local. [1/4]
Continua após a publicidade— Inep (@inep_oficial) November 28, 2021
Reaplicação
A reaplicação do Enem 2021 acontecerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação do exame para pessoas presas ou sob alguma medida socioeducativa e também para os alunos que faltaram ao Enem 2020, mas que conquistaram na Justiça o direito fazer a prova. Os estudantes que quiserem fazer o pedido têm de 29 de novembro a 3 de dezembro para solicitar a reaplicação na Página do Participante.
A prova do segundo dia contava com questões de Ciências da Natureza e Exatas e foi considerada conteudista e tradicional pelos professores entrevistados pelo Guia.
Coletiva com o balanço do Enem
A coletiva de imprensa com balanço final da aplicação do Enem 2021, que seria realizada neste domingo (28), foi adiada para segunda-feira (29). Porém, o Inep e o MEC não informaram o motivo da transferência da coletiva. Dados importantes como abstenção ou intercorrências durante o exame são divulgados tradicionalmente no mesmo dia após o término das aplicações.
Por meio do Twitter, o presidente do Inep, Danilo Dupas, agradeceu a participação dos candidatos e apoio dos envolvidos na organização do exame.
A aplicação regular do Enem 2021 terminou. Neste momento, o @inep_oficial dá início a uma nova etapa de trabalho relacionada ao exame. Confira o recado do presidente do Instituto, Danilo Dupas, sobre a aplicação deste ano.
Confira tudo sobre o Enem 2021 em https://t.co/m18VvGcV4e pic.twitter.com/fuATZx0C1j— Ministério da Educação (@MEC_Comunicacao) November 28, 2021
++ Anula? Questão do Enem sobre Copa do Brasil não tem resposta certa
++ Análise da prova pelos cursinhos
++ Calvin, desastre de Mariana, cordel: veja temas do 2° dia do Enem 2021
Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.