Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Reaplicação do Enem acontece hoje (9); saiba o que levar para a prova

Farão a prova pessoas que estejam presas, que não compareceram ao Enem regular por doença ou logística e candidatos que conquistaram o direito na Justiça

Por Juliana Morales Atualizado em 7 jan 2022, 18h18 - Publicado em 9 jan 2022, 06h01

O primeiro dia de reaplicação do Enem 2021 acontece neste domingo (9). Pessoas que não puderam comparecer ao Enem regular em novembro de 2021 por motivo de doença infectocontagiosa ou problema de logística, e solicitaram a reaplicação pela página do candidato, terão nova chance de realizar o exame. Também no domingo farão a prova pessoas presas ou que estejam sob alguma medida socioeducativa e também os candidatos que faltaram ao Enem 2020 em razão da pandemia e que conquistaram na Justiça o direito a fazer a prova.

O exame, apesar de conter questões diferentes do Enem regular aplicado em novembro de 2021, segue o mesmo padrão: nesse domingo (9), serão 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias e uma redação. E, no próximo domingo (16), os candidatos resolverão 45 questões Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Horário

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa a ser aplicada às 13h30, sempre no horário de Brasília.

Itens obrigatórios

Os candidatos também podem levar o cartão de confirmação, disponível na Página do Participante, para garantir que não vão esquecer o local de prova e a sala, mas o item não é obrigatório. É permitido levar alimentos e água para a sala de aplicação.

Itens proibidos

  • qualquer tipo de aparelho eletrônico
  • óculos escuros, chapéu, gorro ou boné (neste outro texto, explicamos o que pode levar o candidato à eliminação)

Caso o candidado leve qualquer item proibido, ele deve ser guardado em embalagem lacrada, fornecida na entrada da sala de aplicação. Vale lembrar que se o celular tocar durante a prova, o candidato será automaticamente eliminado, mesmo que o aparelho esteja lacrado na embalagem.

A previsão é que o resultado das provas seja divulgado no dia 11 de fevereiro.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade