Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

8 perfis no Instagram para quem quer gostar de ler

Os chamados bookstagram's vão te incentivar a pegar gosto pela leitura

Por Giulia Gianolla 7 dez 2020, 11h06

Em tempos de vestibular ou na ressaca literária, é comum achar que “ler não é pra você” ou que aqueles clássicos da literatura não são capazes de prender sua atenção. Mas quando se ouve alguém falar sobre uma obra com outros olhos, com paixão e entusiasmo, encontrar motivação fica mais fácil. Por isso, clubes de leitura são uma ótima maneira de tornar a leitura uma atividade mais descontraída e social.

Para os envergonhados ou para quem gosta de ter seu próprio ritmo de leitura, há uma alternativa: os “bookstagramers”. Se você acompanha as postagens do GUIA, já conheceu os BookTokers, que enchem seus perfis de TikTok com recomendações de leitura. Os chamados Bookstagram’s são uma nova onda de perfis no Instagram com quase o mesmo intuito, completamente dedicados a livros e dicas de leitura.

O GUIA separou 8 perfis que vão te incentivar a ler mais – e talvez até se apaixonar pela literatura (por que não?):

@liefalei

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Vedson (@liefalei)

Vedson é de Maceio (AL) e tem cerca de 5 mil seguidores.  No @liefalei Você encontra resenhas, indicações e colagens autênticas,   A identidade visual instiga a leitura dos livros só pela capa!

@impressoesdemaria

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maria Ferreira (@impressoesdemaria)

O perfil da Maria Ferreira tem 11,3 mil seguidores, Ela conversa, indica leituras e traz sempre recomenda autores negros, levando a representatividade para o mundo literário também. Ela estuda Letras na UNIFESP e foca seu trabalho nas pautas de raça e gênero.

@leiologoescrevo

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por leio, logo escrevo (@leiologoescrevo)

Julia tem 26 anos e descreve seu perfil como “um diário literário”. Entre suas resenhas, estão obras mais conhecidas, como Morro dos Ventos Uivantes e clássicos de Agatha Christie, mas também livros da literatura russa, italiana, inglesa, entre outras. Desde seu primeiro post em abril de 2020 – ou seja, no meio da quarentena -, ela já alcançou cerca de 7 mil seguidores.

@resenhinhas

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Resenhinhas 📚💡 (@resenhinhas)

Continua após a publicidade

O Resenhinhas é casa de não um, mas dois leitores apaixonados. O casal Lucas e Mari posta não só as clássicas indicações e resenhas, mas também Reels e conteúdos mais descontraídos, como dicas e comentários no IGTV. Assim, eles criam para seus 4,7 mil seguidores um ambiente mais confortável, para que a leitura não seja vista como algo maçante.

@antologiapessoal

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Etiene Mendonça | Bookstagram (@antologiapessoal)

Etiene Mendonça é de São Luís (MA) e tem cerca de 2,7 mil seguidores no Instagram. No perfil dela, os seguidores acompanham sua rotina de leitura, recebem indicações e são convidados até para leituras coletivas, que acontecem periodicamente. Até receitinha de café diferente tem por lá!

@gigilelivros

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Prof. Giovanna | Gatos&Livros (@gigilelivros)

Giovanna, além de gerir a conta @gigielivros para mais de 8,4 mil seguidores, é professora de inglês e francês. Isso significa que alguns dos livros indicados são em língua estrangeira! Isso pode dar um gás naquele seu estudo de línguas que está parado há uns meses ou incentivar a aprender uma nova enquanto lê um livro novo! Ela também organiza grupos de leitura coletiva, para estimular a conversa entre seus seguidores e manter uma rotina de leitura.

@minhaestanteminhavida

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por giovanna | bookstagram (@minhaestanteminhavida)

Estudante de Jornalismo, Giovanna Reis concilia os estudos, estágio, curso de francês, leituras e ainda tira tempo para postar no @minhaestanteminhavida. Com cerca de 1,2 mil seguidores, ela traz resenhas de livros em português, inglês, francês e até espanhol, sempre numa linguagem jovem e atrativa! Ela dá dicas para melhorar o hábito de leitura, organiza leituras coletivas e, como os outros perfis escolhidos, dá sua opinião sincera sobre os livros lidos.

@feeddoslivros

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ana Paula | ig literário (@feeddoslivros)

Esse perfil de quase 2 mil seguidores tem um apelo diferente dos anteriores. Nele, até são postadas resenhas de leituras e recomendações, mas o forte são as dicas. Principalmente para quem não tem um hábito de leitura tão estabelecido, as postagens da Ana Paula são reconfortantes e dão a confiança de que dá, sim, para gostar muito de ler sem precisar ser um fanático de literatura!

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Continua após a publicidade

Publicidade