logo-ge

6 documentários para quem gosta de Fotografia

Eles reúnem histórias inspiradoras e imagens de tirar o fôlego

Fotógrafos profissionais dominam máquinas, lentes e filmes, bem como técnicas de iluminação e enquadramento, de modo a captar a melhor imagem do que vai ser fotografado, seja uma pessoa, um objeto ou uma paisagem. Eles podem atuar em jornais, revistas, sites, emissoras de TV, no cinema e em agências de publicidade além de trabalharem de forma autônoma.

Se pensa em seguir essa carreira ou se simplesmente gosta de fotografar o que encontra pelo caminho, vale a pena conferir alguns documentários sobre o tema. Separamos seis obras com profissionais renomados da área e que reúnem imagens espetaculares. Veja abaixo:

Tales by Light

 (Divulgação/Divulgação)

Esta série documental, filmada em 4K, mostra o trabalho de vários fotógrafos por diversas regiões do planeta. Retratando paisagens, pessoas e criaturas nunca antes fotografadas, esses profissionais, como o nome do documentário indica, buscam contar histórias por meio da luz, das imagens.

Disponível aqui

O Sal da Terra

 (Divulgação/Divulgação)

O documentário mostra a trajetória de Sebastião Salgado, um dos maiores nomes da fotografia no Brasil e no mundo. Na obra, é possível conferir os bastidores de grandes trabalhos do fotógrafo e detalhes sobre sua vida profissional e pessoal desde a infância.

Além de ser uma aula para quem se interessa pela área, vale a pena conhecer melhor a carreira de uma figura tão relevante e com tantas experiências e ideias. Em certos trechos, o fotógrafo chega a comentar alguns de seus trabalhos e o que sentiu em cada um.

Disponível aqui

Chasing Ice

 (Divulgação/Divulgação)

Chasing Ice (“Perseguindo o gelo”, em tradução livre) foca no impacto do aquecimento global nas geleiras e a importância do cuidado com o meio ambiente. Para isso, o fotógrafo ambiental James Balog espalhou 300 câmeras pelo Ártico com o efeito time-lapse, mostrando as mudanças com o degelo no passar dos anos.

Além de ter se tornado uma referência sobre questões ambientais, o documentário recebeu diversos prêmios, como o Satellite Award de melhor documentário pela International Press Academy (IPA), uma das maiores organizações de mídia do mundo.

Uma das partes mais marcantes da obra é quando um pedaço de mais de 7km³ se desprende de uma geleira – foi o maior degelo já registrado na Groenlândia

Disponível aqui

McCullin

 (Divulgação/Divulgação)

Indicada à Academia de Cinema e TV Britânica (Bafta) na categoria de Melhor Documentário, esta obra mostra a história do fotojornalista Don McCullin, conhecido por retratar guerras e desastres humanitários por décadas. Além de mostrar as viagens, os bastidores e os trabalhos do profissional, o documentário conta com narrações do próprio McCullin.

Disponível aqui.

Nascidos em Bordéis

 (Divulgação/Divulgação)

Vencedor do Oscar de documentário de longa-metragem em 2005, Nascidos em Bordéis apresenta o lado social da fotografia e o poder que a arte tem para mudar a realidade das pessoas. A fotógrafa Zana Briski ensina crianças nascidas em bordéis em Calcutá, na Índia, a fotografar. O filme usa imagens capturadas por elas.

O dinheiro arrecadado pelo documentário foi repassado para auxiliar em melhores condições de vida e na educação das crianças.

Disponível aqui

Luz Escura, a Arte dos Fotógrafos Cegos

Este documentário mostra como é a rotina de um fotógrafo cego a partir da vida de três profissionais, Peter Eckert, Henry Butler e Bruce Hall, que perderam a visão por questões genéticas ou em acidentes.

Disponível aqui

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.